IF Baiano seleciona membros do Comitê de Ética em Pesquisa
Atualizado em 21 de agosto de 2020 às 18:24 horas | Publicado em 21 de agosto de 2020 às 18:24 horas

A chamada estará com inscrições abertas entre 18 e 31 de agosto, via SUAP

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação está com chamada pública aberta para seleção de membros titulares e suplentes do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (CEPSH/IF Baiano). O Comitê será composto por no mínimo seis membros internos titulares e seis suplentes, de diferentes áreas do conhecimento. A chamada busca compor um colegiado multiprofissional e transdisciplinar e estará com inscrições abertas entre 18 e 31 de agosto, via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

O CEPSH será registrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa –Ministério da Saúde (CONEP/MS) e constitui-se como um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo, autônomo, normativo e educativo nas questões éticas relacionadas às pesquisas envolvendo seres humanos, individual ou coletivamente, de forma direta ou indireta, incluindo o manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e outras instituições. O Comitê visa defender a integridade e dignidade dos participantes da pesquisa e contribuir para que a mesma se desenvolva dentro de padrões éticos.

Podem candidatar-se ao CEPSH servidores efetivos do IF Baiano com comprovada experiência em pesquisa, currículo Lattes atualizado nos últimos três meses, não vinculados a cargos de direção. Os selecionados dedicarão no máximo 4 horas de atividades semanais ao trabalho que é considerado prestação de relevante serviço público e não é remunerado. As inscrições acontecem via SUAP e o edital detalha o passo a passo.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Luciana Mazzutti, a comunidade acadêmica tem demostrado satisfação com a criação do CEPSH do IF Baiano, já que, até então, a instituição recorria aos comitês do Instituto Federal da Bahia, da Universidade Federal da Bahia ou de outras instituições cadastradas no CONEP para analisar suas pesquisas. Para a pró-reitora, a presença do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos no IF Baiano é necessária para que seja inserida uma cultura de trabalhos acadêmicos feitos seguindo as diretrizes do CONEP, o que ela avalia positivo para a instituição que realiza pesquisas relevantes seja na Iniciação Científica, na Inovação e/ou Pós-graduação.

Os trabalhos a serem avaliados pelo Comitê não se limitam a atividades de pesquisa, há projetos de ensino e de extensão que também devem atentar para a necessidade dessa permissão especial. Pesquisadores e alunos devem estar envolvidos para seguir estudos que tenham objetivos claros e que possam ser concretizados com ética e método. “O CEPSH exerce papel consultivo e, em especial, papel educativo para assegurar a formação continuada dos pesquisadores do IF Baiano, além de promover a discussão dos aspectos éticos das pesquisas em seres humanos na comunidade. Por fim, a implantação do CEPSH vai ser essencial para os pesquisadores adequarem os trabalhos às normas vigentes e o usuário, por sua vez, que vai participar, terá como acompanhar o uso das informações fornecidas”, afirma Luciana Mazzutti.

Para mais informações sobre a seleção, os interessados devem consultar o edital e seus anexos disponíveis na página Concursos e Seleções.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima