IF Baiano seleciona projetos para capacitação e inovação em Economia 4.0
Atualizado em 15 de julho de 2020 às 18:28 horas | Publicado em 15 de julho de 2020 às 18:28 horas

A submissão dos trabalhos acontecerá no período de 03 e 09 de agosto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) tornou públicos, nesta terça-feira, 14, editais de convocação para a inscrição de trabalhos que promovam a Economia 4.0. Os editais de número 85 e 86 dizem respeito a dois certames que devem contar com a inscrição de grupos de servidores e alunos regularmente matriculados na instituição e que selecionarão, respectivamente, trabalhos com temáticas de iniciação tecnológica e de empreendedorismo inovador.

As duas temáticas devem estar inseridas no contexto da Economia 4.0, que faz referência ao uso de tecnologias e aplicações digitais em ações e atividades que impactem, de forma positiva, transversalmente os três setores base da economia: a agricultura, a indústria e os serviços. “O Brasil é destaque em publicações científicas, mas é pouco inovador e esses editais objetivam levar os pesquisadores dos Institutos a atuar junto ao setor produtivo e estimular o empreendedorismo inovador. Com o aporte do MEC, foi possível publicar esses editais para preparar ou incentivar a atuação dos IFs frente ao desafio do país de se tornar mais inovador e superar as dificuldades de ineficiência produtiva que tem nos colocado em posições ruins em termos de ranking internacional”, explica Jaqueline Vieira, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do IF Baiano.

Os trabalhos selecionados serão submetidos às Chamadas Públicas 03 e 05/2020 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), em parceria com o Ministério da Educação, nas quais concorrerão com projetos de outros Institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal) com o intuito de receberem bolsas e apoio financeiro para execução das propostas.

Iniciação tecnológica

edital n° 85 do IF Baiano, que faz parte de uma chamada conjunta das Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação, Extensão e Ensino, selecionará até oito projetos de capacitação estudantil em iniciação tecnológica para concorrer ao programa Novos Caminhos. Os projetos selecionados serão voltados para a formação de estudantes do ensino médio técnico, médio regular e dos anos finais do ensino fundamental, das redes públicas municipais ou estaduais de ensino, em habilidades relacionadas às novas tecnologias digitais no contexto da Economia 4.0.

As equipes de trabalho devem ser mistas, com parceria entre o IF Baiano e secretaria estadual ou municipal de educação. Elas devem ser compostas por coordenador do projeto, instrutor, monitor e multiplicador, sendo este colaborador externo de nível superior, indicado pela secretaria parceira do projeto. Os requisitos de cada membro da equipe estão detalhados em edital.

A submissão dos trabalhos acontecerá no período de 03 e 09 de agosto, através de envio da documentação e da proposta para o e-mail nit@ifbaiano.edu.br. O resultado final está previsto para ser divulgado em 31 de agosto. Cada proposta contemplada capacitará, pelo menos, 160 estudantes da rede pública. Os projetos selecionados pelo Programa Novos Caminhos receberão financiamento de R$ 70 mil em bolsas e R$ 53 mil em infraestrutura.

Empreendedorismo inovador

edital n° 86 do IF Baiano selecionará até nove trabalhos, os quais devem ser compostos por, no mínimo, um coordenador de projeto, um aluno do ensino técnico de nível médio e um de curso superior regularmente matriculados no Instituto. As propostas devem estar inseridas na temática central “Empreendedorismo inovador no contexto da Economia 4.0” e nas áreas de Agricultura 4.0, Indústria 4.0 ou Serviços 4.0.

O período de submissão das propostas vai de 27 de julho a 2 de agosto. Os proponentes devem conferir a lista de documentação necessária no edital e preencher corretamente o Plano de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e Modelo de Negócio. Ao preencher toda a documentação, as propostas devem ser encaminhadas para o e-mail a nit@ifbaiano.edu.br.

Com a inscrição realizada, os candidatos devem aguardar o resultado da análise documental, a ser divulgado no dia 5 de agosto, e a avaliação dos projetos até o dia 11. As propostas selecionadas para concorrerem a até 3 vagas (um projeto por área) das 60 vagas disponíveis no edital IFES 05/2020 serão conhecidas no dia 13 de agosto. Os 60 projetos selecionados serão contemplados com bolsas de até R$ 1.800 e apoio financeiro de R$ 93 mil para sua execução.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima