IF Baiano selecionará propostas para bolsas de Iniciação Científica Jr. e Tecnológica
Atualizado em 17 de agosto de 2021 às 9:27 horas | Publicado em 16 de agosto de 2021 às 16:34 horas

Os interessados devem se atentar aos prazos e condições de cada edital

O IF Baiano, através de duas chamadas internas (n° 07 e 04/2021), convoca a comunidade acadêmica a submeter projetos a serem contemplados com bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-EM), concedidas pelo CNPq, e de Iniciação Tecnológica (PIBITI/IF Baiano), com fomento institucional. O edital n° 102 oferta bolsas PIBIC no valor mensal de R$ 100,00, direcionadas a estudantes de nível médio. Já o edital n° 202 disponibiliza bolsas PIBITI, destinadas a estudantes de graduação que receberão o valor de R$ 400,00 mensais. As propostas devem ser enviadas através do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

PIBIC

O período de submissão de propostas para o Programa de Iniciação Científica Júnior vai de 22 a 29 de agosto e os interessados podem conferir o cronograma completo, clicando aqui. Entre os requisitos para ser bolsista PIBIC estão: estar regularmente matriculado(a) em cursos integrados ou subsequentes do IF Baiano; estar apto(a) a completar os 12 meses de bolsa referentes ao seu plano de trabalho, ainda como estudante do IF Baiano; ter bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, com média igual ou superior a 5,0 (cinco); poder dedicar dez horas semanais às atividades do projeto; entre outros. Para ter acesso a mais informações sobre a seleção, como condições para participar e obrigações, é necessário ler o edital.

O PIBIC-EM visa a contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes e participativos, a despertar a vocação científica e a incentivar talentos potenciais dentre os discentes de ensino médio, mediante a participação em atividades de popularização das ciências e das artes e em pesquisa científica e/ou tecnológica, orientadas por pesquisadores(as) atuantes e qualificados(as).

PIBITI

O prazo para envio de propostas para o Programa de Iniciação Tecnológica é de 20 a 27 de agosto. As bolsas PIBITI terão início em 01 de outubro de 2021 e término em 30 de setembro de 2022. Para participar da seleção, o estudante precisa estar regularmente matriculado e apto(a) a completar os 12 (doze) meses de bolsa referentes ao seu plano de trabalho, ainda como estudante do IF Baiano; ter bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, com média igual ou superior a 5,0 (cinco); poder dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do projeto; entre outros requisitos. Os interessados devem ler atentamente o edital, antes de submeter sua proposta.

O PIBITI tem como objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, processos, serviços (protótipos, sistemas, modelos de negócios, tecnologias sociais ou tecnologias digitais e dentre outros) preferencialmente de caráter multidisciplinar, com capacidade de usar conhecimentos agregados convertendo inventos técnicos em bens e serviços econômicos no ambiente produtivo e social.

Para entender como formular uma boa proposta e como submetê-la através do SUAP, confira o Manual de Submissão (clique aqui), disponibilizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação.

Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/if-baiano-selecionara-propostas-para-bolsas-de-iniciacao-cientifica-jr-e-tecnologica/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)