III Semana de Geografia é realizada no IF Baiano Campus Santa Inês
Atualizado em 16 de agosto de 2019 às 11:23 horas | Publicado em 14 de agosto de 2019 às 16:00 horas

A 3ª edição da Semana de Geografia do IF Baiano foi realizada entre os dias 31/07 à 02/08/2019 no Campus Santa Inês. O evento, que contou com a participação de 152 inscritos, teve como tema central: “O Pensar e o Ser do/da professor/a de Geografia na atualidade”. A programação do evento foi aberta com a participação do Prof. Dr. Clímaco César Siqueira Dias/UFBA e do Prof. Ms. Carlos Magno Augusto Sampaio/IF Baiano que debateram sobre a “A Conjuntura Atual e a Profissionalização Docente nas Ciências Humanas e na Geografia”.

Essa edição da Semana de Geografia discutiu a formação docente na instituição através da realização da Roda de Conversas sobre “A Formação do Professor de Geografia e a Experiência no IF Baiano Campus Santa Inês”. Com a mediação da Prof.ª. Ms. Arlene Andrade Malta, da Prof.ª. Dra. Patrícia Carla Alves Pena e do Prof. Ms. Wasley de Jesus Santos, estudantes e professores da educação básica do Vale do Jiquiriçá refletiram sobre a formação ofertada pelo curso de Licenciatura em Geografia do campus, que, em 2020, completará uma década.

Houve, ainda, o lançamento do Caderno Conflitos no Campo 2018, com a participação da Prof.ª. Dra. Hingryd Inácio de Freitas/IFBA e de Magno Luiz da Costa Oliveira/CPT. O Caderno Conflitos no Campo é uma publicação anual da Comissão Pastoral da Terra que torna públicos os dados de conflitos ocorridos no campo no Brasil, sendo de grande relevância para o conhecimento da situação do campo brasileiro diante do avanço expressivo do capital.

Dentre os 152 inscritos na III Semana de Geografia, 84% pertencem à comunidade do IF Baiano e os 16% restantes são vinculados a outras instituições, como UFRB, UNEB e IFBA. Dentre os participantes, 84% eram estudante de graduação, 7,4% professores da educação básica, 5,6% egressos do curso de Licenciatura em Geografia e 4% outros. Os participantes puderam apreciar os 52 trabalhos apresentados nos 4 eixos de discussão do evento: Geografia e Educação; Geografia Física; Geografia Humana; e Geografia, Raça, Gênero e Sexualidades.

Segundo a Coordenadora do evento, Prof.ª Aline Lima, “Apesar dos cortes na educação, o empenho dos professores e dos estudantes do Campus garantiu que a atividade ocorresse com brilhantismo e com o diferencial de envolver estudantes de outras instituições de ensino e, principalmente, professores da Educação Básica do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá”.

Um dos participantes do evento, Tássio Santana, licenciando em Geografia da UNEB Campus Santo Antonio de Jesus que compartilhou um trabalho científico “Conjuntura Política a partir das eleições de 2018 e seus reflexos na sociedade” fez o seguinte registro “Aproveito o momento para ressaltar sobre a necessidade de criar vínculos com as instituições que são mais próximas de nós: do nosso Recôncavo e do Vale” e ainda acrescentou “o evento possui uma qualidade indiscutível e fomenta discussões pertinentes para os profissionais da Geografia”.

Veja registro abaixo de alguns momentos do evento:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br