Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Prorrogado! III Semana de Geografia no Campus Santa Inês recebe trabalhos até 30 de junho
Atualizado em 10 de junho de 2019 às 14:43 horas | Publicado em 10 de junho de 2019 às 14:40 horas

Evento será realizado entre os dias 31 de julho e 3 de agosto

Interessados em participar da III Semana de Geografia do Instituto Federal Baiano Santa Inês têm 30 de junho para submeter trabalhos. O evento, que vai abordar o pensar e o ser do professor de Geografia na atualidade, será realizado entre os dias 31 de julho e 3 de agosto.

Serão aceitos trabalhos na forma de resumo simples, que devem resultar de pesquisas (concluídas ou em andamento) e/ou de relatos de experiências dentro dos eixos temáticos do evento e seguir as Normas de submissão da III Semana Geografia e o Modelo de resumo para submissão. Os trabalhos inscritos/apresentados serão publicados nos anais da III Semana Geografia do IF Baiano Campus Santa Inês.

Já em sua terceira edição, a Semana de Geografia do IF Baiano Campus Santa Inês tem a proposta de ser um um espaço de discussão sobre o ensino e a aprendizagem de Geografia e do compartilhamento de experiências ligadas à atuação docente visando o aperfeiçoamento da formação acadêmica dos estudantes da Licenciatura da instituição e dos professores que atuam na Educação Básica nas escolas do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá.

O evento é voltado para a troca de saberes entre licenciandos, egressos, professores e demais profissionais da Geografia e áreas afins que trabalham em instituições que ofertam Educação Básica no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá.

Segundo comissão organizadora, a Semana pretende promover reflexões sobre o pensar e o ser do professor de Geografia na atualidade, colocando em pauta um debate fecundo e necessário. “É fundamental um processo reflexivo sobre a prática docente e a importância da Geografia como instrumento de formação para a cidadania, principalmente enquanto componente curricular que problematiza a formação socioespacial, a produção/reprodução do espaço e as investidas do capital financeiro nacional/internacional em sua ânsia por transformar tudo em mercadoria, inclusive a educação”, destaca a organizadora do evento e docente do IF Baiano, Aline Lima.

Na programação, estão previstas as seguintes atividades: Mesa de Abertura com palestra sobre o tema Mesa de abertura “A conjuntura atual e a profissionalização docente nas ciências humanas e na Geografia”, Apresentações de Trabalhos (nos eixos temáticos Geografia e Educação, Geografia Física, Geografia Humana e Geografia, raça, gênero e sexualidades), grupo de discussão sobre a formação do professor de Geografia e a experiência no IF Baiano Campus Santa Inês, e Lançamento do caderno “Conflitos no Campo”.

Para participar as atividades do evento, faça a inscrição aqui.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br