Inscrições abertas para o Programa de Residência Pedagógica
Atualizado em 20 de outubro de 2020 às 14:59 horas | Publicado em 20 de outubro de 2020 às 14:19 horas

Inscrições prorrogadas até 22 de outubro.

O Programa de Residência Pedagógica do IF Baiano (PRP/IF Baiano) está com inscrições abertas até o dia 13, próxima terça-feira, por meio de duas chamadas. As convocações são para os campi Santa Inês, Senhor do Bonfim, Catu e Guanambi.

Saiba mais sobre as chamadas:

PRP/IF Baiano para discentes

O Programa de Residência Pedagógica para discentes, Edital nº 110, (prorrogado pelo Edital nº 123 e retificado posteriormente pelo Edital nº 130) tem o objetivo de selecionar licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas/Biologia e Geografia, do Campus Santa Inês, Ciências da Computação/Informática, do Campus Senhor do Bonfim, e Química, das unidades Guanambi e Catu. São 72 bolsas remuneradas (R$400,00) e 18 voluntárias, totalizando 90 oportunidades, todas com o objetivo de pleitear estudantes para a prática do curso de graduação em sala de aula.

“Esse programa incentiva a formação prática nos cursos de licenciatura, promove a imersão dos estudantes nas escolas públicas de educação básica e permite que eles articulem os seus conhecimentos teóricos construídos ao longo do curso à prática, ao chão da sala de aula”, explica a coordenadora do programa, Aline Lima.

Para participar, interessados devem ter concluído pelo menos 50% da graduação e comprovar que dispõem de no mínimo 23 horas mensais para dedicação às atividades do projeto. A seleção acontecerá por meio do envio de documentação exigida no edital para o e-mail prp@reitoria.ifbaiano.edu.br.

PRP/IF Baiano para professores

O Programa de Residência Pedagógica do IF Baiano para professores, Edital 111 (prorrogado pelo Edital nº 124 e retificado posteriormente pelo Edital nº 131), tem o objetivo de selecionar docentes das redes públicas de ensino, que integram o projeto institucional do PRP/IF Baiano, para acompanharem e auxiliarem licenciandos residentes em suas atividades e demandas.

As vagas estão distribuídas para o Campus Catu, com 2 vagas para licenciados em Química, para o Campus Senhor do Bonfim, com 2 oportunidades para Ciências da Computação/Informática, para o Campus Guanambi, com 1 vaga para professor em Química e para o Campus Santa Inês, com 2 vagas para Ciências Biológicas e 2 para Geografia.

“O programa visa fortalecer e ampliar as relações entre o Instituto Federal Baiano e as escolas públicas de educação básica. Os chamados professores preceptores, que são professores da educação básica, vão, mediante processo seletivo, acompanhar os nossos estudantes dos cursos de licenciatura nas escolas parceiras”, comenta a coordenadora do projeto, Aline Lima.

Os candidatos irão atuar em escolas cadastradas na plataforma Capes de Educação Básica das regiões pleiteadas em edital, uma vez que 12 municípios podem ser favorecidos com a proposta. Para se inscrever, os interessados precisam checar os documentos indicados em edital e enviá-los para o e-mail prp@reitoria.ifbaiano.edu.br. Uma comissão responsável irá avaliar e selecionar os candidatos que mais pontuarem, de acordo com as exigências pré-estabelecidas na chamada.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima