Inscrições para as Olimpíadas de Matemática das Instituições Federais (OMIF) estão abertas
Atualizado em 19 de junho de 2021 às 10:20 horas | Publicado em 19 de junho de 2021 às 10:20 horas

Todos os 14 campi do IF Baiano estão aptos à participação e as inscrições vão até o dia 21 de julho

Estão abertas, e seguem até o dia 21 de julho, as inscrições para as Olimpíadas de Matemática das Instituições Federais – OMIF, que, neste ano, está em sua IV edição e conta com o tema “A matemática está em tudo”. A proposta é totalmente gratuita e todos os 14 campi do IF Baiano estão aptos à participação, basta se inscrever.

Pode participar do concurso qualquer estudante do ensino técnico integrado ao ensino médio da Rede Federal, basta o interessado procurar o coordenador local da OMIF na unidade em que estuda para realizar sua inscrição. O coordenador local, geralmente, é um dos professores de matemática na unidade. Além de cadastrar o campus, o coordenador deve passar as informações necessárias aos interessados em realizar as etapas da OMIF.

A primeira fase das Olimpíadas consiste em uma prova com 21 questões objetivas de matemática, cada uma com cinco alternativas, e será disponibilizada no dia 19 de setembro. É importante lembrar que o candidato precisa estar regularmente matriculado nessa data de disponibilização das provas, as quais serão entregues aos candidatos através de um link, fornecido pelo coordenador local.

A prova da primeira fase começará a ser aplicada a partir das 14h do dia 19 de setembro e os estudantes devem realizá-la até as 20h do mesmo dia. O tempo médio previsto para a realização da prova é de 180 minutos, mas, por conta das especificidades decorridas da pandemia da Covid-19, será disponibilizado ao participante o prazo total de 6 horas para responder às questões, contadas a partir do horário de disponibilização do exame.

Já a segunda fase da OMIF não contará com provas. A proposta desta etapa conta com oficinas e palestras que acontecerão nos dias 22, 23 e 24 de outubro. Na programação, será reservado um momento para a divulgação dos resultados da primeira fase. Os estudantes que mais pontuaram na prova serão premiados com medalhas de prata, ouro e bronze, além de medalhas de menção honrosa.

A programação da segunda fase ainda não foi divulgada, mas todos os participantes da primeira poderão integrar as oficinas e assistir às palestras. As transmissões, bem como os canais de reuniões em grupo serão divulgados em breve. Para acompanhar essas e outras informações, é necessário acessar o site oficial da OMIF (clique aqui).

A integrante do Comitê Organizador Nacional da OMIF, coordenadora da Comissão de Acessibilidade e Inclusão e professora no IF Baiano, Tatiane Comin, explica que “a OMIF se constitui não só em uma competição, mas em uma poderosa estratégia pedagógica que pode fomentar projetos de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão, motivando os estudantes a se aproximarem cada vez mais da Matemática”. A docente informa também uma novidade desta edição, a Revista OMIF (clique aqui), onde estudantes poderão publicar artigos relacionados a conhecimentos matemáticos junto aos professores.

Para mais informações sobre as Olimpíadas de Matemática das Instituições Federais – OMIF, acesse o site do concurso. Confira também a live de lançamento da OMIF 2021.

Matéria ASCOM publicada em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/inscricoes-para-as-olimpiadas-de-matematica-das-instituicoes-federais-omif-estao-abertas/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)