Inscrições para curso de MEI em Salvador, Alagoinhas e Camaçari abrem nesta terça-feira
Atualizado em 23 de maio de 2022 às 16:42 horas | Publicado em 23 de maio de 2022 às 16:42 horas

O curso é voltado para beneficiários do Auxílio Brasil e disponibiliza ajuda de custo para os estudantes

O IF Baiano disponibiliza novas vagas para curso gratuito de qualificação profissional, ofertado por meio do Programa Qualifica Mais Progredir. Neste novo edital, serão selecionadas 1440 pessoas para o curso Microempreendedor Individual, com oferta presencial nos municípios de Alagoinhas, Camaçari e Salvador. As vagas são para o segundo semestre de 2022.

Estudantes selecionados irão receber bolsa no valor total de R$ 700,00, para matriculados em Alagoinhas e Camaçari, e de R$ 850,00, para matriculados em Salvador, com pagamento em duas parcelas, caso seja cumprida 80% de frequência ao final de cada mês de aulas.

Inscrições

Para concorrer, interessados devem manifestar interesse na vaga, por meio do preenchimento do formulário de inscrição, no período de 24 de maio a 5 de junho. É pré-requisito ter 18 anos, Ensino Fundamental Completo e estar inscrito no Auxílio Brasil no município de oferta do curso.

No ato da inscrição, deverão ser enviados os seguintes documentos: Cartão NIS, RG, CPF, Comprovante de residência, Comprovante de escolaridade (fundamental completo), Certificado de vacinação contra COVID e Comprovante bancário.

Os candidatos serão selecionados por ordem de inscrição.

Curso e vagas

O curso Microempreendedor Individual possui carga horária de 160h, com duração de 2 meses, e será ofertado em modalidade Presencial, com aulas de segunda a sexta. O início das turmas está previsto para o final de junho.

Das 1440 vagas disponíveis, 300 são para Alagoinhas, 300 para Camaçari e 840 para Salvador. A oportunidade é aberta a toda a sociedade, mas especialmente a trabalhadores informais atuantes na Bahia.

O objetivo do curso é formar microempreendedores individuais, despertando potencialidades e conscientizando sobre os benefícios da regularização das atividades empresariais. Ainda, a iniciativa visa fortalecer e valorizar os sistemas produtivos da Bahia.

As turmas iniciadas em março irão concluir o curso nos próximos dias e o coordenador adjunto do curso em Camaçari, Luís Henrique Gomes, fez um balanço desse primeiro ciclo. “Esse primeiro ciclo nos serviu de laboratório para explorar os pontos positivos e pontos negativos. Como pontos positivos, buscamos explorar o contato com os alunos, investigar os arranjos produtivos, criar redes colaborativas de negócio, aproveitando o potencial empreendedor de cada um dos estudantes para transformar as suas realidades. Quanto aos pontos negativos, pudemos constatar as realidades locais de transporte e a falta de condições de alguns estudantes para acompanharem o curso. No entanto, tais pontos servem para que o IF Baiano se organize para oferecer um serviço cada vez melhor à comunidade”, explica o coordenador.

De acordo com Luís, o empreendedorismo é, muitas vezes, a única saída para que essa parcela da população possa entrar nos ciclos produtivos locais e o curso ajuda a aprimorar e a melhorar a qualidade da atividade empreendedora e do que esses alunos oferecem ao mercado consumidor, transformando, dessa forma, a sua realidade e a vida de sua comunidade.

O curso tem disciplinas de plano de negócios, técnicas de vendas, legislação, administração, marketing, entre outras. Para a aluna Ana Paula Souza, planejamento e conhecimento sobre empreendedorismo faz toda diferença para o microempreendedor. “Aprendi sobre MEI para quem quer ser microempreendedor, pois não sabia suas diretrizes e aprendi também como o marketing digital bem elaborado pode alavancar nosso empreendimento”, conta Ana Paula.

Mais informações

Leia o edital com todos os detalhes sobre a seleção na página: https://concurso.ifbaiano.edu.br/portal/qualifica-mais-maio-2022/

Dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail: qualificamais.progredir@gmail.com

Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/inscricoes-para-curso-de-mei-em-salvador-alagoinhas-e-camacari-abrem-nesta-terca-feira/