O curso é voltado para beneficiários do Auxílio Brasil e disponibiliza ajuda de custo para os estudantes
O IF Baiano disponibiliza novas vagas para curso gratuito de qualificação profissional, ofertado por meio do Programa Qualifica Mais Progredir. Neste novo edital, serão selecionadas 1440 pessoas para o curso Microempreendedor Individual, com oferta presencial nos municípios de Alagoinhas, Camaçari e Salvador. As vagas são para o segundo semestre de 2022.
Estudantes selecionados irão receber bolsa no valor total de R$ 700,00, para matriculados em Alagoinhas e Camaçari, e de R$ 850,00, para matriculados em Salvador, com pagamento em duas parcelas, caso seja cumprida 80% de frequência ao final de cada mês de aulas.
Para concorrer, interessados devem manifestar interesse na vaga, por meio do preenchimento do formulário de inscrição, no período de 24 de maio a 5 de junho. É pré-requisito ter 18 anos, Ensino Fundamental Completo e estar inscrito no Auxílio Brasil no município de oferta do curso.
No ato da inscrição, deverão ser enviados os seguintes documentos: Cartão NIS, RG, CPF, Comprovante de residência, Comprovante de escolaridade (fundamental completo), Certificado de vacinação contra COVID e Comprovante bancário.
Os candidatos serão selecionados por ordem de inscrição.
O curso Microempreendedor Individual possui carga horária de 160h, com duração de 2 meses, e será ofertado em modalidade Presencial, com aulas de segunda a sexta. O início das turmas está previsto para o final de junho.
Das 1440 vagas disponíveis, 300 são para Alagoinhas, 300 para Camaçari e 840 para Salvador. A oportunidade é aberta a toda a sociedade, mas especialmente a trabalhadores informais atuantes na Bahia.
O objetivo do curso é formar microempreendedores individuais, despertando potencialidades e conscientizando sobre os benefícios da regularização das atividades empresariais. Ainda, a iniciativa visa fortalecer e valorizar os sistemas produtivos da Bahia.
As turmas iniciadas em março irão concluir o curso nos próximos dias e o coordenador adjunto do curso em Camaçari, Luís Henrique Gomes, fez um balanço desse primeiro ciclo. “Esse primeiro ciclo nos serviu de laboratório para explorar os pontos positivos e pontos negativos. Como pontos positivos, buscamos explorar o contato com os alunos, investigar os arranjos produtivos, criar redes colaborativas de negócio, aproveitando o potencial empreendedor de cada um dos estudantes para transformar as suas realidades. Quanto aos pontos negativos, pudemos constatar as realidades locais de transporte e a falta de condições de alguns estudantes para acompanharem o curso. No entanto, tais pontos servem para que o IF Baiano se organize para oferecer um serviço cada vez melhor à comunidade”, explica o coordenador.
De acordo com Luís, o empreendedorismo é, muitas vezes, a única saída para que essa parcela da população possa entrar nos ciclos produtivos locais e o curso ajuda a aprimorar e a melhorar a qualidade da atividade empreendedora e do que esses alunos oferecem ao mercado consumidor, transformando, dessa forma, a sua realidade e a vida de sua comunidade.
O curso tem disciplinas de plano de negócios, técnicas de vendas, legislação, administração, marketing, entre outras. Para a aluna Ana Paula Souza, planejamento e conhecimento sobre empreendedorismo faz toda diferença para o microempreendedor. “Aprendi sobre MEI para quem quer ser microempreendedor, pois não sabia suas diretrizes e aprendi também como o marketing digital bem elaborado pode alavancar nosso empreendimento”, conta Ana Paula.
Leia o edital com todos os detalhes sobre a seleção na página: https://concurso.ifbaiano.edu.br/portal/qualifica-mais-maio-2022/
Dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail: qualificamais.progredir@gmail.com
Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/inscricoes-para-curso-de-mei-em-salvador-alagoinhas-e-camacari-abrem-nesta-terca-feira/
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br