Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Santa Inês 2022
Atualizado em 16 de novembro de 2022 às 8:11 horas | Publicado em 11 de novembro de 2022 às 13:54 horas

O IF Baiano – Campus Santa Inês está nos preparativos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2022. A iniciativa é promovida há 19 anos pelo Ministério de Ciência Tecnologia e Inovações, e em 2022 tem o tema “O Bicentenário da Independência – 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil”. No campus Santa Inês, o evento chega neste ano à sua 6ª edição, que será realizada nos dias 21 e 22 de novembro. A SNCT visa mobilizar a população, principalmente crianças e jovens, com temas e atividades de ciência, cultura e arte, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

“Neste ano, pretendemos debater de forma mais específica os progressos e retrocessos da ciência e tecnologia nestes 200 anos”, explica o professor do IF Baiano – Campus Santa Inês, Wezer L. Miranda. “O evento é uma grande oportunidade de servidores e discentes do campus apresentarem para toda a comunidade seus projetos de pesquisa, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico atrelado às suas respectivas áreas de estudo, criando um ambiente favorável e motivador para realizar ainda mais iniciativas de ciência e tecnologia no campus e na nossa comunidade.”

O evento contará com mesa-redonda, minicursos, comunicações orais, visitação a estandes, exibição de pôsteres, além de premiação de trabalhos e momento cultural.

Para se inscrever e para participar dos minicursos que serão ofertados, o(a) interessado(a) deve acessar o link de inscrição na SNCT 2022. Para certificação pela participação na SNCT faz-se necessário o preenchimento dos campos obrigatórios (marcados com asteriscos ‘*’), sendo que a participação em minicurso é opcional e contém número limitado de vagas.

PROGRAMAÇÃO:

21/11 às 19h30 | Momento cultural, mesa de abertura e mesa redonda.
A mesa redonda terá como tema específico “Progressos e Retrocessos nestes 200 anos” e será composta pelos seguintes convidados(as):

• Rafaella Elisa Santos Rolim Miranda Brito – Professora EBTT, IF Baiano – campus Alagoinhas;
  • Fabrício Lyrio Santos – Professor do Magistério Superior, Centro de Artes, Humanidades e Letras, UFRB – Cachoeira;
  • Marcos Lopes de Souza – Professor do Magistério Superior, UESB – Jequié.

22/11 das 8h às 11h30 | Realização de minicursos e comunicações orais.

22/11 das 13h30 às 16h | Visitação a estandes e pôsteres.

22/11 às 16h | Encerramento cultural e premiação dos melhores trabalhos.

Aberto período para submissão de trabalhos

Interessados já podem submeter propostas e trabalhos para integrar a programação do evento.

Para isso, é preciso preencher os formulários abaixo, dentro dos prazos informados, e enviar para o e-mail snct@si.ifbaiano.edu.br. As orientações estão neste link.

– Envio de proposta de estande (até 03/11): formulário específico

– Envio de proposta de minicurso (até 03/11): formulário específico

– Submissão de resumos (até 03/11): arquivo Submissão

Interessados em ser pareceristas também devem manifestar sua intenção até 03/11 no e-mail  snct@si.ifbaiano.edu.br.

Os resumos aprovados serão divulgados no dia 10/11.

Para outras informações, escreva para snct@si.ifbaiano.edu.br.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima