Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Invenção de iogurte com adição de cogumelo gera nova patente para o IF Baiano
Atualizado em 8 de julho de 2021 às 12:56 horas | Publicado em 8 de julho de 2021 às 12:56 horas

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu, na última terça-feira, 6 de julho, a segunda carta-patente do IF Baiano, pela invenção de produção de iogurte com adição de cogumelo, desenvolvida por pesquisadores da instituição. A criação inova na área de produtos alimentícios, ao propor o consumo de uma bebida funcional com elevado teor de proteína.

Com a patente, o IF Baiano detém todos os direitos de cessão e licenciamento da invenção pelo período de 20 anos, contados a partir de 15 de agosto de 2016, data em que o pedido foi depositado junto ao INPI. Saiba mais na Carta-patente Nº BR 102016018766-4

Segundo o pesquisador do IF Baiano e autor da patente, Vinícius Reis de Figueirêdo, o produto desenvolvido atende pessoas interessadas no consumo de alimentos com elevado teor de proteínas e baixa quantidade de gordura. “O iogurte adicionado de cogumelos pode promover bem-estar e saúde através da ingestão de componentes naturais devido às suas propriedades nutricionais, terapêuticas, econômicas e ecológicas”, afirma. 

Iogurte enriquecido com cogumelo possui alto valor proteico.

A combinação (iogurte natural + cogumelo) apresenta uma forma alternativa de consumo do cogumelo comestível, alimento com elevado teor de proteína e pouco utilizado no Brasil, em comparação aos padrões de consumo orientais, por fatores ligados à palatabilidade, preço e hábitos culturais. “A finalidade foi enriquecer um produto bastante apreciado pelos brasileiros, o iogurte, com diferentes concentrações de cogumelo em pó”, explica o pesquisador. 

O projeto de pesquisa que resultou na invenção começou a ser desenvolvido em junho de 2016 no campus do IF Baiano em Santa Inês (BA). Para chegar ao produto final, pronto para consumo, a pesquisa passou por algumas etapas, começando pela elaboração de um substrato feito a partir de resíduos agroindustriais que foi utilizado no cultivo do Agaricus subrufescens, conhecido popularmente por cogumelo do sol.

A próxima fase foi de preparação do cogumelo e incorporação ao iogurte. Após o cultivo, os cogumelos foram desidratados, triturados e em seguida adicionados ao iogurte natural, o qual também foi produzido pela equipe executora da pesquisa. Em seguida, foram iniciados os testes de aceitação do produto com diferentes concentrações do cogumelo adicionado ao iogurte natural. 

Com os testes realizados pela equipe de pesquisadores foi possível chegar ao produto final e constatar o caráter funcional da bebida enriquecida com cogumelo. “Os teores de proteína do cogumelo associados aos benefícios já conhecidos do iogurte permitem afirmar que o produto é inovador do ponto de vista de uma bebida saudável com teores elevados de proteína em sua composição somados à capacidade da beta-glucana de influenciar positivamente na saúde humana”, conta Figueirêdo. O polissacarídeo beta-glucana é um ativo encontrado no Agaricus subrufescens e que contribui na redução da absorção de colesterol. A quantidade de Beta D-Glucana encontrada em 1g de Agaricus subrufescens pode variar entre 120-130 mg, entretanto, em alguns casos este valor pode ser superior. 

O projeto de pesquisa contou com a participação de funcionários terceirizados, discentes voluntários e bolsistas do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) e foi financiado por editais de fomento à pesquisa da instituição. A equipe ainda aguarda a expedição de mais uma patente nos próximos meses, uma vez que outro depósito já foi efetuado junto ao INPI como desdobramento das ações do projeto. O reconhecimento da invenção reafirma a importância da pesquisa, que já teve seus resultados apresentados em congressos nacionais e internacionais e foi destaque em 2018 na 42ª Reditec, como um dos 41 melhores trabalhos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

“Esperamos obter mais essa carta-patente nos próximos meses, demonstrando a capacidade de inovação que o IF Baiano possui, a qual está à disposição da comunidade discente e da sociedade de modo em geral para produzir conhecimento do mais alto nível”, conclui o inventor.

Veja também:


Matéria ASCOM publicada em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/invencao-de-iogurte-com-adicao-de-cogumelo-gera-nova-patente-para-o-if-baiano/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br