IX SEMANA DE ZOOTECNIA É ENCERRADA COM ÊXITO
Atualizado em 15 de setembro de 2020 às 16:20 horas | Publicado em 2 de setembro de 2020 às 8:19 horas

Evento reuniu em plataforma de transmissão cerca de 233 pessoas

As atividades da IX Semana de Zootecnia do IF Baiano, Campus Santa Inês, foram encerradas no último sábado (29) com êxito. O evento, que começou no dia 23, foi realizado através de transmissão no Youtube durante 10 horas e 20 minutos e reuniu uma média de 233 participantes, dentre eles profissionais da área, alunos do instituto, professores e pesquisadores da Bahia e outros estados.

Essa edição já começou diferente. Foi o primeiro evento 100% online, do Campus Santa Inês, tendo em vista o período de isolamento social gerado pela pandemia da Covid-19. Segundo o Professor Guilherme, coordenador do curso de Zootecnia, foi feita uma enquete para os docentes e discentes do curso sobre a realização das atividades. “Questionamos se faríamos o evento online ou adiaríamos para 2021. A realização online foi a mais votada. Assim, montamos uma comissão com a coordenação do curso, representantes do Diretório Acadêmico e estudantes voluntários”.

A IX Semana de Zootecnia foi realizada também em comemoração ao aniversário do curso na unidade. A data das atividades foi escolhida exatamente para coincidir com a celebração. Por isso, no domingo, 23 de agosto, dia em que o Curso de Bacharelado em Zootecnia completou 10 anos, aconteceu a abertura do evento. O egresso, Lúcio Cunha Oliveira, que atua no mercado de trabalho como Zootecnista, fez a palestra de abertura. Neste mesmo dia aconteceu um momento cultural com apresentação de cordel, apresentado por Denner Matos, também egresso do curso.

O estudante Felix Reis, membro da comissão organizadora, relata que o evento foi pensando para “sair do normal” e trazer algo novo em relação ao tema e às palestras, por isso o foco falar sobre a atuação dos Zootecnistas nas áreas em que não são ainda muito discutidas. “Esse formato online foi uma oportunidade de conseguir palestrantes que atuam nas diversas áreas que a população em geral ainda não conhece”. Segundo Félix, essa modalidade facilitou a participação desses profissionais, “pois se fosse realizado de forma presencial, essa participação seria pouco provável”.

Felix ainda registra como ponto positivo do evento o formato realizado, bem como sua abrangência, uma vez que contou com a participação de pessoas de vários lugares do Brasil. “Creio que eventos de forma online têm essa função de levar as informações para as pessoas de diversas regiões. Também notei que os palestrantes deixaram muitos recados tanto para a vida pessoal quanto a profissional e não só dos Zootecnistas e futuros, mas para todo o público que nos assistiu”.

O evento contou com cinco palestras programadas para acontecerem no período de 24 a 28 de Agosto e, a pedido dos participantes, “uma mesa redonda”, atividade extra, aconteceu no dia 29 de Agosto.

A IX Semana de Zootecnia ainda trouxe momentos de apresentação dos cinco melhores resumos de projetos de pesquisa. Foram apresentados trabalhos realizados no Maranhão, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. O trabalho melhor avaliado foi “Formulação de dietas para Gambás-de-orelha-preta (Didelphis aurita), apresentado por Elon Souza Aniceto, Zootecnista, mestrando em Ciência Animal na UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense- RJ).

Para o professor Guilherme Nascimento “o evento foi muito bom, pela receptividade da comunidade do campus e de pessoas de vários lugares do Brasil. Recebemos muitos elogios, desde o tema das palestras até à organização. Como primeiro evento online, os desafios foram grandes. No entanto, conseguimos uma abrangência que talvez na modalidade presencial não alcançaríamos. Isso trás uma nova realidade para as próximas semanas de Zootecnia do instituto”.

Comissão do evento: Professor Guilherme Nascimento; Discentes: Félix Reis, Inara Sales, Renata natiele, Larissa Lopes, Luana tavares, Leandro Santos, Natanaele Souza, Elesson Costa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)