Prezados Servidores, Funcionários Terceirizados e Estudantes
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Neste momento, em que se encerra a minha contribuição a frente do IF Baiano Campus Santa Inês, dirigo-me a todos da Comunidade Acadêmica para agradecer o apoio durante esses quase sete anos em que tive a honrosa oportunidade de dirigir o nosso Campus.
O Campus Santa Inês chega em 2018 com grandes avanços, quer seja em sua infraestrutura, ou na qualidade das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. Para isso, foi necessária uma gestão do orçamento que levou o nosso Campus a posição de um dos orçamentos mais qualificados do IF Baiano. Gerimos os recursos de forma a atender as demandas institucionais, mesmo com os frequentes cortes e contingenciamentos orçamentários dos últimos anos. Planejamos de forma democrática e transparente, sempre em busca de um Plano Anual de Ações (PAA) que atendesse aos anseios da comunidade, porém de forma responsável e realista diante do cenário econômico que vivemos. Estou convicto de que nosso maior progresso foi exatamente neste campo, a construção do PAA juntamente com a comunidade, sem me furtar a assumir a responsabilidade que cabe exclusivamente ao gestor.
Durante esses anos de gestão conseguimos reestruturar os setores Administrativos e pedagógicos através da substituição de mobiliários e computadores, melhorando de forma significativa a qualidade do ambiente de trabalho dos servidores. Não deixamos de desenvolver ações para melhoria dos ambientes pedagógicos, a exemplo da reestruturação de laboratórios, unidade educativas de campo e salas de aulas, através da climatização e instalação de equipamentos multimídia nesses ambientes, porém temos a consciência que muito ainda tem a se fazer, principalmente quanto à melhoria da infraestrutra para os cursos Técnico em Informática e Técnico em Alimentos, ou ainda ações de manutenção e conservação do que foi reestruturado, a exemplo da quadra poliesportiva.
Consolidamos os nossos Cursos Superiores, obtendo conceitos “bom” e “muito bom” nas avaliações do MEC, levando estes ao rol dos melhores cursos do país, segundo o Guia de Cursos Abril. Mas, nem por isso paramos de buscar melhorias, prova disso, é a recente inauguração do novo bloco de salas de aulas e laboratórios. A gestão qualificada do orçamento nos permitiu, ainda, atender a grande maioria das solicitações de viagens técnicas e demais viagens institucionais, através da aquisição de
novos veículos e disponibilidade de recursos para pagamento de diárias e ajuda de custo para os estudantes. Além da realização de diversos eventos importantes para a formação dos nossos estudantes, bem como para integração dos servidores.
Passamos a ser referência em ações como a Assistência estudantil, não só através da concessão de auxílios, mas, principalmente, nos atendimentos odontológicos psicossociais, de enfermagem, e na oferta de alimentação aos nossos estudantes “Somos o melhor refeitório do IF Baiano”.
Dentre as ações do ensino, podemos destacar: (1) a implantação do planejamento colegiado e detalhado das atividades acadêmicas para os períodos letivos (visitas técnicas, estratégias pedagógicas, eventos institucionais, monitoria, cursos de nivelamento e sábados letivos), que ampliaram as proposições de atividades interdisciplinares, a otimização e equidade dos recursos e padronização de procedimentos, possibilitando uma visão integral e sistêmica das ações/cursos; (2) a reformulação e construção de documentos institucionais norteadores do processo de ensino-aprendizagem, a exemplo do PPP e PPCs de todos os cursos; (3) criação de regulamentos e portarias, visando o aprimoramento da utilização de espaços coletivos institucionais (Auditório, Refeitório, Casa da Cultura, Laboratórios e UEC), bem como a orientação e acompanhamento de diversas atividades vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão (Estágios, Trabalho de Conclusão de Curso, Atividades Complementares, Grupos de Estudos, Apoio a Participação de Discentes em Eventos Acadêmicos, Acompanhamento da Frequência Discente, Seguro Discente e Licença
Discente do Recinto Escolar); (4) desenvolvimento de estratégias para a melhoria da comunicação (a exemplo, da criação do Setor de Acompanhamento da Carga Horária, Núcleo de Comunicação e Eventos do Campus, Boletim Informativo, Agendas e Pendrivecard personalizados e Manuais Acadêmicos); (5) ações e eventos de promoção a saúde, integração e respeito a diversidade.
Ao longo deste período, ainda tivemos um aumento significativo nos números de servidores Docentes e Técnicos Administrativos em Educação, e de discentes, o que refletiram no crescimento de demandas referentes à gerência de informações acadêmicas, administrativas, de pessoal, assistência estudantil e capacitação de servidores, exigindo de todos muita dedicação, comprometimento, profissionalismo e pertencimento.