Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Mensagem do Professor Nelson Vieira da Silva Filho, Diretor Geral do IF Baiano Campus Santa Inês, até 19/03/2018
Atualizado em 22 de março de 2018 às 10:45 horas | Publicado em 22 de março de 2018 às 9:54 horas

Mensagem em agradecimento à comunidade acadêmica


Diretor Geral do IF Baiano Campus Santa Inês , até 19/03/2018, Professor Nelson Vieira da Silva Filho, divulga uma mensagem onde agradece o apoio e a confiança da comunidade acadêmica. Leia, a seguir, a íntegra do comunicado:

.

Prezados Servidores, Funcionários Terceirizados e Estudantes
.
Neste momento, em que se encerra a minha contribuição a frente do IF Baiano Campus Santa Inês, dirigo-me a todos da Comunidade Acadêmica para agradecer o apoio durante esses quase sete anos em que tive a honrosa oportunidade de dirigir o nosso Campus.
O Campus Santa Inês chega em 2018 com grandes avanços, quer seja em sua infraestrutura, ou na qualidade das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. Para isso, foi necessária uma gestão do orçamento que levou o nosso Campus a posição de um dos orçamentos mais qualificados do IF Baiano. Gerimos os recursos de forma a atender as demandas institucionais, mesmo com os frequentes cortes e contingenciamentos orçamentários dos últimos anos. Planejamos de forma democrática e transparente, sempre em busca de um Plano Anual de Ações (PAA) que atendesse aos anseios da comunidade, porém de forma responsável e realista diante do cenário econômico que vivemos. Estou convicto de que nosso maior progresso foi exatamente neste campo, a construção do PAA juntamente com a comunidade, sem me furtar a assumir a responsabilidade que cabe exclusivamente ao gestor.
Durante esses anos de gestão conseguimos reestruturar os setores Administrativos e pedagógicos através da substituição de mobiliários e computadores, melhorando de forma significativa a qualidade do ambiente de trabalho dos servidores. Não deixamos de desenvolver ações para melhoria dos ambientes pedagógicos, a exemplo da reestruturação de laboratórios, unidade educativas de campo e salas de aulas, através da climatização e instalação de equipamentos multimídia nesses ambientes, porém temos a consciência que muito ainda tem a se fazer, principalmente quanto à melhoria da infraestrutra para os cursos Técnico em Informática e Técnico em Alimentos, ou ainda ações de manutenção e conservação do que foi reestruturado, a exemplo da quadra poliesportiva.
Consolidamos os nossos Cursos Superiores, obtendo conceitos “bom” e “muito bom” nas avaliações do MEC, levando estes ao rol dos melhores cursos do país, segundo o Guia de Cursos Abril. Mas, nem por isso paramos de buscar melhorias, prova disso, é a recente inauguração do novo bloco de salas de aulas e laboratórios. A gestão qualificada do orçamento nos permitiu, ainda, atender a grande maioria das solicitações  de viagens técnicas e demais viagens institucionais, através da aquisição de
novos veículos e disponibilidade de recursos para pagamento de diárias e ajuda de custo para os estudantes. Além da realização de diversos eventos importantes para a formação dos nossos estudantes, bem como para integração dos servidores.
Passamos a ser referência em ações como a Assistência estudantil, não só através da concessão de auxílios, mas, principalmente, nos atendimentos odontológicos psicossociais, de enfermagem, e na oferta de alimentação aos nossos estudantes “Somos o melhor refeitório do IF Baiano”.
Dentre as ações do ensino, podemos destacar: (1) a implantação do planejamento colegiado e detalhado das atividades acadêmicas para os períodos letivos (visitas técnicas, estratégias pedagógicas, eventos institucionais, monitoria, cursos de nivelamento e sábados letivos), que ampliaram as proposições de atividades interdisciplinares, a otimização e equidade dos recursos e padronização de procedimentos, possibilitando uma visão integral e sistêmica das ações/cursos; (2) a reformulação e construção de documentos institucionais norteadores do processo de ensino-aprendizagem, a exemplo do PPP e PPCs de todos os cursos; (3) criação de regulamentos e portarias, visando o aprimoramento da utilização de espaços coletivos institucionais (Auditório, Refeitório, Casa da Cultura, Laboratórios e UEC), bem como a orientação e acompanhamento de diversas atividades vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão (Estágios, Trabalho de Conclusão de Curso, Atividades Complementares, Grupos de Estudos, Apoio a Participação de Discentes em Eventos Acadêmicos, Acompanhamento da Frequência Discente, Seguro Discente e Licença
Discente do Recinto Escolar); (4) desenvolvimento de estratégias para a melhoria da comunicação (a exemplo, da criação do Setor de Acompanhamento da Carga Horária, Núcleo de Comunicação e Eventos do Campus, Boletim Informativo, Agendas e Pendrivecard personalizados e Manuais Acadêmicos); (5) ações e eventos de promoção a saúde, integração e respeito a diversidade.
Ao longo deste período, ainda tivemos um aumento significativo nos números de servidores Docentes e Técnicos Administrativos em Educação, e de discentes, o que refletiram no crescimento de demandas referentes à gerência de informações acadêmicas, administrativas, de pessoal,  assistência estudantil e capacitação de servidores, exigindo de todos muita dedicação, comprometimento, profissionalismo e pertencimento.
Acreditamos que as melhorias realizadas na infraestrutura e nos processos administrativos e acadêmicos contribuirão para a oferta responsável e planejada de novos cursos, sobretudo de pós-graduação, “uma necessidade que nos bate a porta”
Porém nada disso seria possível sem a colaboração dos envolvidos nos processos do Gabinete, Licitação, Contratos, Financeira e Contábil, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Comunicação, Almoxarifado, Patrimônio, Suprimento e Logística, Transportes, Apoio Pedagógico, Nutrição e Saúde, Registros Acadêmicos, Psicossocial, Relações Institucionais, Pesquisa, Extensão, Atividades de Laboratórios e Unidades Educativas de Campo, Atividades docente, dentre outras. Por isso o meu sincero agradecimento a todos.
Um agradecimento especial a todos aqueles que conduziram de forma grandiosa e sem mediocridade os processos e ações das unidades de trabalho acima descritas, e que culminaram nesses avanços. Os gestores que me ajudaram durante esses anos de gestão, que nunca se furtaram em conduzir a Instituição junto comigo, na confiança do que era dito e encaminhado, trabalhar com vocês foi uma satisfação e um grande aprendizado, obrigado por cada minuto de dedicação e empenho.
Por fim, transmito a Direção do Campus com a sensação do dever cumprido, e na certeza de que precisamos e vamos avançar ainda mais!
Aproveito para desejar sucesso e paz para o Diretor-Geral do IF Baiano – Campus Santa Inês, Prof. Abdon Santos Nogueira.
Um Fraterno Abraço e que Deus abençoe a todos!
.
Nelson Vieira da Silva Filho
Diretor-Geral 2011-2018

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br