Nota de esclarecimento – Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante (PAISE) 2023
Atualizado em 15 de junho de 2023 às 11:28 horas | Publicado em 15 de junho de 2023 às 11:28 horas

A comissão local de Assistência Estudantil – CLAE do IF Baiano – Campus Santa Inês, divulgaram nesta quinta-feira, dia 15 de junho, uma nota de esclarecimento à comunidade.

Em resposta à nota divulgada pelo Centro Acadêmico Milton Santos em 13 de junho de 2023, na qual afirma que a CLAE “excluiu” os/as estudantes dos cursos superiores e técnicos subsequentes do Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante (PAISE) 2023, a Comissão Local de Assistência Estudantil (CLAE) do IF Baiano campus Santa Inês vem por meio desta nota:

●Expressar o seu repúdio à afirmação infundada e irresponsável, cujo objetivo é desqualificar o trabalho sério e comprometido da comissão, que busca garantir o acesso e a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

●Esclarecer que o processo seletivo obedeceu às regras e critérios do Edital nº 11 de 23 de março de 2023. Este edital foi publicado no site oficial do IF Baiano campus Santa Inês e amplamente divulgado.

●Informar que todos os/as estudantes que cumpriram as exigências do edital foram convocados para a entrevista com a Assistente Social. A entrevista é uma etapa essencial para a avaliação da situação socioeconômica dos/as estudantes, pois permite verificar a veracidade das informações prestadas no ato da inscrição, bem como identificar as suas demandas e necessidades.

●Lamentar que alguns estudantes não tenham comparecido à entrevista, nem apresentado justificativa no prazo previsto no edital, o que resultou na desclassificação do processo seletivo, conforme previsto no referido documento que é público e oficial, cabendo a cada estudante ter conhecimento de suas normas e prazos.

●Informar que os/as estudantes desclassificados/as terão a oportunidade de participar do processo seletivo para as vagas remanescentes.

A CLAE reafirma o seu compromisso com a transparência e a legalidade de suas ações, bem como com o respeito e a ética no trato com todos/as os/as estudantes e demais membros da comunidade acadêmica. Coloca-se também à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o processo seletivo do PAISE 2023 ou sobre a Política de Assistência Estudantil do IF Baiano.

A CLAE destaca ainda que todos os/as servidores/as envolvidos no PAISE 2023 trabalharam incansavelmente fora do horário de expediente, inclusive nos fins de semana e feriados, para garantir os auxílios aos/às estudantes. Assim como os membros discentes da comissão, que foram fundamentais na divulgação, orientação e mediação durante todo o processo seletivo. Nesse sentido, reconhece o esforço e a dedicação de todos integrantes da comissão, pois demonstram compromisso com a educação pública e com o bem-estar dos estudantes.

Documento assinado

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)