Núcleo de Estudos realizou “Bate bola com as Jogadeiras do IF” no Campus Santa Inês
Atualizado em 9 de agosto de 2023 às 14:04 horas | Publicado em 9 de agosto de 2023 às 14:04 horas

No dia 26 de julho de 2023 aconteceu, no IF Baiano – Campus santa Inês, o “Bate bola com as Jogadeiras do IF”. Uma ação de visibilidade ao futebol feminino realizada pelo Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (GENI). O evento foi realizado na cantina da instituição, durante o horário do almoço, com início às 12h30min.

A ideia da ação partiu da professora do campus, Jéssica Bigaski, que, além de compor o GENI, é fã de futebol. O encontro foi organizado pelas coordenadoras do GENI: Professoras Dolores Assaritti, Cleomar Cabral e Marilete Previeiro, e pelos(as) membros(as) do núcleo. Contou com a presença de estudantes e servidores do campus e, também, representantes da gestão pública do município de Santa Inês: Reuben Marinho, Secretário de Esporte, Cultura e Turismo; Karla Cajaíba, Diretora de Cultura; Gessica Silva, Diretora de Turismo e Genaldo Sousa, Diretor de Esporte.

De acordo com a professora Dolores, professora de Educação Física do Campus Santa Inês e uma das coordenadoras do GENI, esse foi um momento importante para algumas reflexões/discussões: “Por mais de 30 anos as mulheres foram proibidas de jogar futebol no Brasil. Hoje, apesar de muita resistência, o futebol é uma das modalidades em que há maior desigualdade de gênero”. A professora ressaltou que o GENI do IF Baiano – Campus Santa Inês reuniu a comunidade acadêmica, aproveitando esse momento de Copa do Mundo de Futebol Feminino e de preparação da delegação do campus para os Jogos Estudantis do IF Baiano (JEIF 2023), para saudar as jogadoras de futebol e futsal do campus.

A professora Dolores também registra a importância desse encontro “Esse momento de partilha proporcionado pela ação foi muito emocionante, pois as atletas, estudantes dos cursos técnicos integrados do campus, puderam contatar um pouco sobre suas trajetórias na modalidade e compartilhar os desafios enfrentados por se tratar de uma modalidade majoritariamente masculina”.

No início do semestre o Campus Santa Inês firmou parceria com a Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo do município para uso do campo de futebol a fim de viabilizar os treinamentos dos times selecionados para o JEIF 2023. No dia do evento, 26 de julho, foi também inaugurado um mural, localizado no pavilhão pedagógico, com fotos e depoimentos das jogadoras da seleção de futsal do campus e das jogadoras da seleção brasileira de futebol que representaram nosso país na copa do mundo.

Abaixo seguem os nomes e turmas das atletas de futsal que representarão o Campus Santa Inês no JEIF 2023 a ser realizado de 21 a 29 de agosto no Campus Guanambi:

Mikaely Souza de Jesus 1º ano B;

Kailane de J. Santos 1º ano F;

Fabiane dos Santos Bandeira 1º ano A;

Estefany Cerqueira de Jesus 1º ano C;

Grasiele dos S. Dias 3º ano C;

Thayla Rebeca Araújo Barbosa 1º ano B;

Maria Eduarda Sampaio Macedo de Sales 3º ano C;

Carla Kauanny Almeida Pereira 1º ano C;

Caroline Nascimento Cruz 1º ano A;

Andressa Alves Cerqueira 1º ano C.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima