Pais/responsáveis de estudantes do Campus Santa Inês se reúnem com a gestão e o Comando de Greve dos Servidores
Atualizado em 23 de abril de 2024 às 22:18 horas | Publicado em 23 de abril de 2024 às 22:18 horas

Na tarde da última segunda-feira, 22, na quadra poliesportiva do IF Baiano – Campus Santa Inês, pais/responsáveis de estudantes dos Cursos Técnicos Integrados da instituição, estiveram reunidos com a gestão e o comando de greve dos servidores. Uma ação acordada entre estes para prestar os esclarecimentos necessários sobre o movimento paredista e seus desdobramentos.

A diretora geral do Campus, professora Genilda Lima, iniciou a reunião dando as boas vindas, agradecendo a presença de todas as pessoas presentes e informando sobre o objetivo da reunião. Após informar sobre sua presença na reunião, juntamente com alguns membros da gestão para esclarecer alguma dúvida, caso necessário, passou a palavra para o comando de greve na pessoa da professora Kátia Farago, coordenadora geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE)  local.

A professora Kátia Farago,  explicou para os presentes sobre o que é o SINASEFE  e falou sobre a conjuntura atual, esclarecendo os motivos deste movimento de greve e trouxe um contexto histórico sobre situações diversas vivenciadas pelas instituições públicas de ensino, principalmente a partir do ano de 2016. Na sequencia a professora convidou outros membros do comando de greve para dar informes e esclarecimentos, onde, em suas falas, complementadas por outros servidores, destacaram o comprometimento pela qualidade do trabalho; a diminuição de recursos que vêm acontecendo ano após ano, o que impacta na qualidade de trabalho e, consequentemente, do ensino e as particularidades de cada situação pontuada que estão sendo discutidas pelo comando de greve, visando não trazer grandes prejuízos para os estudantes e nem enfraquecer o movimento de greve.

Os pais também tiveram momentos de fala, onde sinalizaram a confiança na instituição, na qualidade de ensino ofertado e na compreensão do momento e do movimento grevista. Mas por outro lado, pontuaram também a preocupação com o tempo em que a greve poderá durar e os impactos que isso pode causar no percurso pedagógico dos seus filhos.

Ao final da reunião, a professora Kátia esclareceu outras ações que estarão acontecendo nos próximos dias e informou que está sendo construída uma agenda que será publicizada nos canais de comunicação da instituição. Nos próximos dias, 23 e 24 de abril, estão agendadas reuniões para discussão e deliberação dos serviços essenciais na instituição.

A Diretora Geral, professora Genilda, finalizou a reunião agradecendo a presença e compreensão dos presentes e esclarecendo que todos os informes e desdobramentos com relação a movimento grevista e funcionamento da instituição seriam publicados no site do campus. As informações e/ou dúvidas também podem ser obtidas junto ao comando de greve local através do e-mail: comandogrevecsi@gmail.com.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima