Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Participe do 1° Congresso do IF Baiano: inscrições abertas!
Atualizado em 1 de dezembro de 2020 às 19:23 horas | Publicado em 1 de dezembro de 2020 às 19:23 horas

Evento acontece de 15 a 18 de dezembro e irá promover um espaço de interação,
debate, inovação e compartilhamento das vivências acadêmicas e melhores
práticas do Ensino e da Pesquisa.

Conferências, palestras, apresentações de trabalhos, intervenções artísticas e premiações: a partir desses formatos e numa proposta 100% online, o IF Baiano realiza seu primeiro Congresso de Ensino e Pesquisa. Serão quatro dias de uma extensa programação que vai de 15 a 18 de dezembro de 2020. Tudo com transmissão pela internet, aberta à ampla participação e interação do público via plataforma RNP.  

As inscrições para ouvintes já estão abertas para todo o público e podem ser feitas pelo site do evento. A proposta do I Congresso do IF Baiano é de promover um espaço de interação, debate, inovação e compartilhamento das vivências acadêmicas e melhores práticas do Ensino e da Pesquisa no âmbito do IF Baiano e de outras instituições do cenário nacional. 

Segundo a Pró-reitora de Pesquisa do IF Baiano, Luciana Mazzutti, o evento será um marco histórico, pois irá reunir cinco tradicionais eventos da instituição num só período, congregando diferentes saberes e vozes. “Os temas abordados estarão na órbita desse eixo e abordarão questões que contemplem a educação básica técnica, a educação tecnológica, o ensino superior e a pós-graduação, com palestrantes de renome nacional e internacional”, afirmou. 

Vozes do cenário local e nacional 

Além da comunidade e de representantes da gestão, Ensino e Pesquisa do IF Baiano, o evento já tem confirmados, em sua programação, convidados de destaque, como o historiador francês, Roger Chartier, falando sobre a história da leitura e tecnologias digitais, e o pesquisador brasileiro Eduardo Bouth Sequerra, do Instituto do Cérebro – este abrindo os trabalhos do Congresso com a conferência de abertura “Desafios e Conquistas da Educação na atualidade”. A solenidade também contará com a participação da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro. 

Valorizar da produção científica

Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) e pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IF Baiano, o Congresso tem como mola propulsora evidenciar a produção intelectual e prática da comunidade do IF Baiano, as pesquisas que são feitas, as práticas de ensino e a devolutiva que chega à sociedade.

“Nossos principais destaques são nossas pesquisas, são nossos discentes e docentes”, ressalta Mazutti. “Sem dúvida, o principal destaque é o que nós produzimos e o que planejamos para o futuro, com o desenvolvimento de mais pesquisas e de práticas colaborativas de ensino.”

Congregando diferentes saberes e práticas

Esta é a primeira edição do Congresso de Ensino e Pesquisa do IF Baiano,  evento que a partir de 2020 torna-se anual, reunindo discentes, docentes, movimentos sociais e civis relacionados à educação e temáticas que envolvam essas duas perspectivas da educação. 

O Congresso será um espaço congregador de múltiplas discussões, comportando cinco eventos simultâneos, já tradicionais na instituição: a VII Mostra de Iniciação Científica – MIC 2020; o I Seminário Institucional de Pós-graduação – SIP; o I Seminário de Residência Pedagógica – SRP; e também o Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.

Submissão de trabalhos

A apresentação de trabalhos no evento está aberta a estudantes bolsistas do IF Baiano. Nesse caso, a submissão dos trabalhos deve ser feita via Coordenação de Pesquisa do respectivo campus do discente.

Para esclarecimentos e dúvidas, entre em contato com o e-mail: pibic.ifbaiano@gmail.com

Para conferir a programação completa e realizar inscrição (ouvintes), acesse: https://eventos.ifbaiano.edu.br/portal/congresso/


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br