Aconteceu neste Sábado (10/12/11), no Auditório do IF Baiano – Campus Santa Inês, a apresentação da Cia Teatral de Canudos. Composta por 11 jovens oriundos da cidade de Canudos, a peça intitulada “Melelego” tem levado à comunidade uma visão pessoal e crítica a partir de dados coletados na própria cidade, com a idéia de desmistificar a história da Guerra de Canudos da forma como é contada nos livros. O autor e diretor da Cia, Carlos Carneiro, respondeu algumas perguntas referentes à peça e ao dia a dia dos jovens que compõem o grupo.
QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA PEÇA?
Carlos Carneiro – O motivo da peça é retirar o tabu da história de Canudos e quebrar o estereótipo da cidade, que acham que a cidade não tem nem internet, nem nada, só galinha e boi, mas sim que a cidade tem pessoas que sabem da sua história, e que, acima de tudo, têm cultura.
QUANTO TEMPO O GRUPO TEM DE CRIAÇÃO?
C. C. – 4 meses. Tenho outro grupo maior, com mais tempo, em Euclides da Cunha, mas esse grupo tem 4 meses de formação, e duas peças no currículo, e além da peça também realizamos oficinas de teatro gratuitas para a comunidade.
FALE SOBRE O PROJETO:
C. C. -A idéia de vir para o Campus Santa Inês surgiu dos próprios componentes do grupo, após o professor Sebastião (CGE) ter levado um grupo de estudantes para Canudos. Desde então surgiu o interesse em virmos visitar o campus de Santa Inês e trazer a peça para cá.
O PORQUE DA PEÇA?
C.C. – A idéia é levar a real história de Canudos para todo o Brasil (e para o mundo, pois os vídeos da peça estão na internet).
QUAL O TIPO DE INCENTIVO QUE VOCÊS RECEBEM PARA AS ATIVIDADES DO GRUPO?
C.C. – Temos ajuda da UNEB (Universidade Estadual da Bahia), mas geralmente trabalhamos por conta própria, como esta apresentação, o qual o único incentivo que nos foi dado foi o da prefeitura, que cedeu o ônibus escolar.
QUAIS OS REQUISITOS PARA INGRESSO NO GRUPO?
C.C. – A exigência é de que todos estejam estudando.
COMO É O DIA A DIA DO GRUPO? ATRAPALHA NOS ESTUDOS?
C.C. – Não, é legal para facilitar as apresentações de trabalhos escolares, pois
perdemos a timidez graças ao teatro, e também não atrapalha aos estudos porque os encontros só acontecem aos finais de semana, pois não moro em Canudos.
QUAIS LUGARES A PEÇA JÁ FOI APRESENTADA?
C.C. – Em vários lugares na própria Canudos, sendo que os lugares mais distantes foram em Santa Inês e Mutuípe.
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br