Peça de Teatro Itinerante se apresenta no Campus Santa Inês
Atualizado em 14 de dezembro de 2011 às 15:19 horas | Publicado em 14 de dezembro de 2011 às 15:19 horas

Aconteceu neste Sábado (10/12/11), no Auditório do IF Baiano – Campus Santa Inês, a apresentação da Cia Teatral de Canudos. Composta por 11 jovens oriundos da cidade de Canudos, a peça intitulada “Melelego” tem levado à comunidade uma visão pessoal e crítica a partir de dados coletados na própria cidade, com a idéia de desmistificar a história da Guerra de Canudos da forma como é contada nos livros. O autor e diretor da Cia, Carlos Carneiro, respondeu algumas perguntas referentes à peça  e ao dia a dia dos jovens que compõem o grupo.

Cena da peça “Melelengo”, da Cia Teatral de Canudos

QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA PEÇA?

Carlos Carneiro – O motivo da peça é retirar o tabu da história de Canudos e quebrar o estereótipo da cidade, que acham que a cidade não tem nem internet, nem nada, só galinha e boi, mas sim que a cidade tem pessoas que sabem da sua história, e que, acima de tudo, têm cultura.

QUANTO TEMPO O GRUPO TEM DE CRIAÇÃO?

C. C. –  4 meses. Tenho outro grupo maior, com mais tempo, em Euclides da Cunha, mas esse grupo tem 4 meses de formação, e duas peças no currículo, e além da peça também realizamos oficinas de teatro gratuitas para a comunidade.

FALE SOBRE O PROJETO:

Sebastiao Oliveira (Chefe da Coordenação Geral de Ensino) e Carlos Carneiro (Diretor da Cia de Teatro de Canudos)

C. C. -A idéia de vir para o Campus Santa Inês surgiu dos próprios componentes do grupo, após o professor Sebastião (CGE) ter levado um grupo de estudantes para Canudos. Desde então surgiu o interesse em virmos visitar o campus de Santa Inês e trazer a peça para cá.

O PORQUE DA PEÇA?

C.C. – A idéia é levar a real história de Canudos para todo o Brasil (e para o mundo, pois os vídeos da peça estão na internet).

QUAL O TIPO DE INCENTIVO QUE VOCÊS RECEBEM PARA AS ATIVIDADES DO GRUPO?

C.C. – Temos ajuda da UNEB (Universidade Estadual da Bahia), mas geralmente trabalhamos por conta própria, como esta apresentação, o qual o único incentivo que nos foi dado foi o da prefeitura, que cedeu o ônibus escolar.

QUAIS OS REQUISITOS PARA INGRESSO NO GRUPO?

Alunos lotaram o auditório.

C.C. – A exigência é de que todos estejam estudando.

COMO É O DIA A DIA DO GRUPO? ATRAPALHA NOS ESTUDOS?

C.C. – Não, é legal para facilitar as apresentações de trabalhos escolares, pois

perdemos a timidez graças ao teatro, e também não atrapalha aos estudos porque os encontros só acontecem aos finais de semana, pois não moro em Canudos.

QUAIS LUGARES A PEÇA JÁ FOI APRESENTADA?

C.C. – Em vários lugares na própria Canudos, sendo que os lugares mais distantes foram em Santa Inês e Mutuípe.

Divulgação: Setor de Comunicação e Audiovisual.
Colaboração: Gislane Andrade (2º ano B) e Inara Sales (1º ano B).
Fotografias: Anderson Rocha

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)