Pesquisadores desenvolvem sistema para controle de rebanhos no Campus Santa Inês
Atualizado em 21 de dezembro de 2018 às 12:23 horas | Publicado em 21 de dezembro de 2018 às 11:21 horas

Pesquisadores do grupo de estudos “Fábrica de software”, do IF Baiano Campus Santa Inês, desenvolveram um pacote de aplicações para gerenciamento zootécnico de rebanhos na unidade. O software, batizado de “Ark”, uma alusão à Arca de Noé, traz a possibilidade do cadastramento de animais, controle da natalidade, geração de relatórios com base em índices zootécnicos acerca dos animais cadastrados no sistema, dentre outras funcionalidades.

A ideia surgiu a partir de uma demanda do campus que necessitava de um sistema para controlar o rebanho caprino. Assim nasceu o ‘Caprinfo’ (uma junção dos termos “Capri” de Caprino e “info” de Informática). “A medida que desenvolvíamos o “Caprinfo”, novas ideias foram surgindo e então resolvemos criar aplicações semelhantes para os outros setores: suíno, bovino, etc. Mais tarde resolvemos embarcar essas aplicações em um só sistema”, conta um dos desenvolvedores, professor Allan Delon Barbosa.

O sistema tem potencial para auxiliar docentes e discentes das áreas voltadas para zootecnia e agropecuária a medida em que facilita o acesso a dados que podem ser compilados e utilizados em trabalhos de pesquisa. “Além desse uso administrativo e acadêmico, não podemos menosprezar o potencial comercial dessa ferramenta no ramo pecuarista”, complementa.

Por enquanto, o “Ark” está em fase de implementação de sua primeira versão que irá conter apenas a aplicação “Caprinfo”. Posteriormente, serão integradas, nas próximas versões do sistema, as aplicações Suinfo, Bovinfo e Avinfo.

A fábrica na escola

O grupo de estudos “Fábrica de Software”, formado por professores e estudantes do curso técnico subsequente em Informática, do Campus Santa Inês, tem como objetivo o desenvolvimento de softwares, a partir do emprego de técnicas, tecnologias e ferramentas utilizadas pela indústria do ramo.

Segundo o docente Allan Delon Barbosa, idealizador do projeto, a intenção é tentar simular na escola um ambiente de trabalho de uma fábrica dessa natureza, a fim de aproximar os discentes do contexto do mercado de trabalho em Tecnologia da Informação (T.I.).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima