Primeira aula da saudade após início da pandemia tem clima de festa, despedida e vitória no Campus Santa Inês
Atualizado em 1 de junho de 2022 às 20:09 horas | Publicado em 1 de junho de 2022 às 15:36 horas

Para celebrar a conclusão dos Cursos Técnicos integrados, o IF Baiano campus Santa Inês promoveu, nesta terça-feira (31), aula da saudade, para os alunos dos cursos de Agropecuária, Alimentos e Zootecnia, ingressantes em 2019. O primeiro evento pós-pandemia foi idealizado por uma comissão composta pelas professoras Angela Calhau, Artur Carneiro, Dolores Assariti e Patrícia Neves.

O evento aconteceu na quadra poliesportiva do campus, onde estiveram presentes a diretora geral do Campus Santa Inês, professora Genilda Lima; o diretor acadêmico, professor Guilherme Nascimento; a coordenadora geral de ensino, professora Tharcilla Pessoa; a diretora administrativa, Daniele Matos; os(as) coordenadores(as) dos cursos, a professora Lucidalva Menezes (Técnico em Agropecuária), a professora Marilete Previero  (Técnico em Alimentos)

e a professora Viviane Correa (Técnico em Zootecnia); bem como, servidores, colaboradores e estudantes.

A professora Angela Calhau, presidente da comissão organizadora, fez a abertura do evento, agradecendo a participação de todos. Juntamente com a professora Dolores Assariti, Angela fez uma homenagem ao estudante Matheus Souza Santos, estudante Técnico em Agropecuária pelo IF Baiano – Campus Santa Inês, falecido em abril de 2022. “[Matheus era] um menino gentil, cheio de sonhos e de sorriso fácil, como atleta representou muito bem nosso campus nos Jogos Estudantis do IF Baiano e foi escolhido como melhor goleiro em 2019 nos nossos Jogos Internos”, relatou Dolores.

Foram convidados a fazer parte da mesa, a diretora geral do campus Santa Inês, professora Genilda Lima, o diretor acadêmico, professor Guilherme Nascimento, a coordenadora geral de ensino, professora Tharcilla Pessoa, o representante discente, Anderson Oliveira e a representante docente, professora Edilaine Melo.

As falas dos participantes foram mais voltadas à importância dos estudantes estarem concluindo o curso em meio a tudo que foi vivenciado, principalmente diante da pandemia. Também foram relembradas as dificuldades enfrentadas, as conquistas alcançadas e momentos importantes vivenciados durante o curso.

Os representantes de turmas falaram sobre conflitos do início do curso, sobre aprendizados e crescimento pessoal adquiridos durante esse tempo, fizeram agradecimentos aos professores e afirmaram a importância destes em sua formação.

Um vídeo (retrospectiva) de vários momentos dos estudantes durante suas jornadas na instituição foi apresentado na cerimônia. E, ao final, foi entregue uma carta aos estudantes, com um agradecimento por seguirem na instituição e os parabenizando por concluírem uma etapa importante de suas vidas.

Segundo a professora Angela Calhau, presidente da comissão organizadora, “esse foi um momento de relembrar e de celebrar esse ciclo que se encerra na vida desses estudantes. (…) Nossa expectativa era que os estudantes aproveitassem esse momento para celebrar tudo aquilo que eles vivenciaram ao longo desse período que, por conta da Covid-19, se tornaram 4 anos e, de fato foi possível perceber nas expressões em cada estudante que vibraram com as homenagens”.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima