Primeiros cursos de graduação do Campus Santa Inês completam 10 anos
Atualizado em 24 de agosto de 2020 às 22:16 horas | Publicado em 24 de agosto de 2020 às 22:16 horas

As graduações em Ciências Biológicas, Geografia e Zootecnia comemoraram aniversário durante a abertura da IX Semana de Zootecnia.

Separados fisicamente por conta do isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estudantes, professores, coordenadores e demais servidores do Campus Santa Inês do IF Baiano comemoraram, de forma online, dez anos dos primeiros cursos de graduação da unidade. As licenciaturas em Ciências Biológicas e em Geografia e o bacharelado em Zootecnia receberam homenagens, ontem (23), durante a abertura da IX Semana de Zootecnia. O evento se estende até sexta-feira (28).

Cerca de 110 pessoas participaram da abertura do evento, que contou com apresentações literárias e com as falas de coordenadores, alunos e ex-alunos dos cursos celebrados, além da comunidade externa.

“Comemorar o aniversário desses cursos em meio a esse evento é de grande importância também para divulgá-los ainda mais na região. Já temos egressos atuando profissionalmente e empreendendo em vários lugares. Essa comemoração dos dez anos é para mostrar que estamos no caminho certo para crescermos ainda mais”, comentou o coordenador do evento e do curso de Zootecnia, Guilherme Nascimento.

Os cursos de licenciatura em Ciência Biológicas e em Geografia e o bacharelado em Zootecnia foram os primeiros cursos públicos de graduação instituídos no município de Santa Inês e foram oficialmente anunciados com a publicação no Diário Oficial da União (DOU), em 23 de agosto de 2010, da Resolução nº 1, de 15 julho de 2009, que concedia a aptidão para funcionamento.

O Diretor Geral do Campus Santa Inês, Abdon Nogueira, destacou que as licenciaturas têm contribuído nesses dez anos para a formação em áreas carentes de profissionais na região do Vale do Jiquiriçá, onde o campus está localizado. “Os cursos de Licenciatura do Campus Santa Inês tem contribuído muito para formação de professores de Ciências, Biologia e Geografia, abrangendo áreas do conhecimento em que há carência de profissionais habilitados na região e no país”. Sobre o bacharelado em Zootecnia ele destacou que “o desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e o ensino tem consolidado cada vez mais a instituição na região”.

A importância dos cursos superiores para o Vale do Jiquiriçá foi reforçada pelo coordenador do curso de Geografia, Silvio Machado. Ele lembrou o quanto as graduações foram e continuam sendo importantes para a permanência de pessoas na região, diminuindo a evasão e colaborando com a profissionalização dos cidadãos. “Os cursos aniversariantes são representativos. Se inserem no contexto do Vale do Jiquiriçá e fazem com que haja a possibilidade das pessoas cursarem algo próximo às suas casas. Antigamente era bem mais frequente deixarem de cursar uma graduação porque tinham que se deslocar para outras cidades, o que gerava altos custos. Hoje as pessoas permanecem mais aqui porque têm oportunidades de estudarem próximo”.

O professor ressaltou também que os primeiros cursos de graduação do Campus Santa Inês fazem parte do processo de interiorização do ensino superior na Bahia. E a graduação em Geografia, em especial, tem formado pessoas aptas a conhecerem e estudarem os espaços gerais e também regionais, colaborando com a valorização das comunidades. “É um curso de muita prática e assim os estudantes têm uma ideia mais ampla do que muitas vezes passa despercebido aos nossos olhos”, pontuou.

A professora e coordenadora do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, Lidiane Karla Pinheiro, mesmo estando há apenas quatro meses na gestão, se sente feliz pelo desempenho da graduação nesses dez anos e reforça que isso se deve também aos alunos e ao trabalho dos servidores do IF Baiano. “Todas as vitórias e avanços vivenciados no curso são frutos do amor e da dedicação com que cada um de nós o tratamos. Cada servidor, tanto técnico-administrativo, quanto docente, bem como cada aluno que aqui atua, se entrega por completo em prol da educação. Saudamos com carinho e reconhecimento os estudantes, professores e professoras, técnicos e técnicas, funcionários terceirizados que compartilham suas experiências, seus conhecimentos e fazem desse curso uma fonte inesgotável de aprendizado e formação”.

As comemorações serão prolongadas durante toda a IX Semana de Zootecnia, na qual serão discutidos assuntos multidisciplinares que envolvem os três cursos aniversariantes, principalmente o de Zootecnia, e outras áreas do conhecimento. As inscrições já foram encerradas.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima