Professor do Campus Santa Inês participa de reunião do Comitê Estadual de Sanidade de Abelhas
Atualizado em 20 de agosto de 2019 às 9:55 horas | Publicado em 20 de agosto de 2019 às 9:55 horas

Reunião aconteceu no dia 08 de agosto, em Salvador

No dia 08 de agosto o Professor Fred Julião, representando o IF Baiano Campus Santa Inês, participou de reunião do Comitê Estadual de Sanidade de Abelhas ocorrido na cidade de Salvador, durante o II Encontro Baiano de Meliponicultura.

O Encontro Baiano de Meliponicultura , que aconteceu no Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de 07 a 09/08 , em Salvador , é um evento promovido pela SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e a Federação Baiana de Apicultura e de Meliponicultura (Febamel). É considerado o maior evento específico sobre meliponicultura – atividade de criação de abelhas sem ferrão – no país.

Além do Prof Fred que é membro do Comitê Estadual de Sanidade de Abelhas desde 2016, estiveram presentes nesta reunião representantes da Confederação Brasileira de Apicultura, UFRB, INEMA, CAR, MAPA, ADAB entre outras instituições, cooperativas e empresas privadas.

Foram discutidas a inserção de membro do comitê na pasta de apicultura/meliponicultura no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, em Brasília; proposta de rede de diagnóstico de doenças de abelhas; informes sobre o Aethina Túmida (pequeno besouro também chamado de besouro pequeno da colmeia).

O Prof Fred também aproveitou a reunião para dialogar com o Prof Carlos Alfredo (UFRB) sobre o ácaro de abelhas, inseto encontrado no Campus Santa Inês e, após seu retorno, participou de reunião, no Campus, com os membros do Núcleo de Estudos em Apicultura e Meliponicultura (NEAM) a fim de relatar os assuntos abordados no Comitê.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima