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Professores de diferentes disciplinas trabalham técnicas de preparação do solo com estudantes de Curso Técnico
Atualizado em 30 de julho de 2024 às 14:19 horas | Publicado em 30 de julho de 2024 às 13:01 horas

O Campus Santa Inês vem realizando diversas atividades práticas visando à preparação do solo do novo Setor de Equinocultura. Na última terça-feira, 23, o professor Clóvis Sampaio executou, juntamente com os estudantes da 2ª série, turmas A e B, do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, a demarcação das curvas de nível, em aula prática da disciplina de Topografia.

Segundo o professor Clóvis Sampaio essa técnica, visa marcar pontos com mesmo nível no solo, que poderá servir em agricultura, para construção de terraços, construção de estruturas, aração de solo, dentre outros, todos com a intenção de evitar a erosão do solo, a qual causa prejuízos químicos e físicos do terreno em trabalho, e consequentemente, empobrecimento deste.

Sobre a aula de Curva de Nível, o estudante Pedro Victor avalia como essencial para sua vida e algo que todos os estudantes precisam aprender, especialmente, quem pretende seguir na área. “É essencial não só para o agricultor que vai fazer uma pequena horta, mas também os grandes agricultores que planejam fazer um grande agronegócio ou uma pequena agricultura familiar. É simplesmente essencial! Já que pode salvar o nosso planeta e a nossa comida.”

Após essa etapa, na quarta-feira, 25, foi feita a aração do solo, em nível, seguindo as curvas de nível anteriormente demarcadas para, em seguida, conforme planejamento, ser realizado o plantio de espécies leguminosas com o objetivo de recuperação de solo raso, compactado e com baixa fertilidade.

No dia 27, sábado letivo, mais uma atividade interdisciplinar foi realizada com as mesmas turmas de estudantes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, envolvendo as disciplinas de Mecanização Agrícola, ministrada pelo Professor Jadson Rocha; Agricultura II com o professor Aurélio Carvalho e Zootecnia II, com a Professora Jaciane Mota.

A atividade teve dois momentos: Aula teórica, inicialmente, onde os professores explicaram sobre o preparo do solo e a sua importância; a técnica de recuperação do solo com a adubação verde utilizando as espécies leguminosas; e a importância da adubação orgânica utilizando resíduos da produção animal, bem como, resíduos da produção vegetal através do processo de compostagem dos referidos materiais.

E, no segundo momento, os estudantes foram a campo aplicar o conhecimento teórico. A estudante Fabiane Bandeira fala sobre a importância das aulas práticas: “Esse momento é fundamental para a nossa formação acadêmica, além de fixar todo o assunto que nos temos em aula teórica, em sala de aula, ela ajuda também pra o nosso conhecimento acadêmico como técnico, ter experiência maior com o manejo presencial”.

O Coordenador das Unidades Educativas de Campo (CUEC), professor Clóvis Santos, esteve presente, coordenando as atividades e dando todo suporte necessário, juntamente com profissionais da equipe. Ele reforça a importância dessas atividades para consolidação dos cursos ofertados no Campus. “Isso é importante pra gente, é importante para os cursos, e importante para os nossos estudantes para que a gente forme, cada vez mais, profissionais com capacidade para lidar com as distintas realidades que a gente tem aqui na região.” Declara Clóvis.

De acordo com o professor Jadson Rocha, após o período de recuperação, essa área será cultivada com espécies de gramíneas forrageiras para contribuir com a alimentação de animais bovinos e equinos do campus. “Nas aulas práticas interdisciplinares dessa semana, os estudantes vivenciaram os diversos passos que são adotados para o preparo de solo e plantio de uma determinada cultura”. Disse o professor.

A Diretora Geral, professora Genilda Lima, afirma que, com esta atividade os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar de forma contextualizada e na prática a integração das disciplinas. Ela se diz muito feliz em ver o envolvimento dos docentes e estudantes na organização do novo Setor de Equinocultura.  E mais, “acredito que está ação, além de ter promovido o ensino aprendizagem de forma integrada, também teve a importância para a história do campus, onde esses estudantes e docentes deixaram registrada sua parcela de contribuição para o novo setor. Parabéns aos envolvidos!” Finaliza.


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