Professores moçambicanos participam de atividade prática na UFRB
Atualizado em 7 de novembro de 2017 às 17:36 horas | Publicado em 7 de novembro de 2017 às 11:33 horas

mocambicanos-ifbaiano-ufrbNos dias 16 e 17 de outubro, professores moçambicanos, participantes do Programa de Formação de Formadores de Moçambique no Brasil, visitaram o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas – CCAB, no Campus Cruz das Almas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

A visita, conduzida pelo docente do IF Baiano e ministrante do módulo de Mecanização Agrícola, Jadson Luiz Simões Rocha, é uma das aulas práticas que fizeram parte do Plano de Formação de Formadores de Moçambique no Brasil, com foco em Ciências Agrárias, realizado no Campus Santa Inês, de 25 de setembro a 3 de novembro. Participaram do programa os professores moçambicanos Leonel Manhique, Hélder Matavel, Celeste Jordão e Osvaldo Caixão.

Durante a visita, foram realizadas atividades práticas coordenadas pelo docente e coordenador da área de Engenharia Agrícola do CCAB, Marcos Roberto da Silva.

“Dentre as inúmeras atividades práticas de cunho didático, foram realizadas pelos estudantes as operações de preparo de solo, como a aração e gradagem, plantio de milho e mandioca, com foco no sistema de plantio direto e pulverização, com a calibragem e regulagem dos diversos implementos, bem como o dimensionamento dos mesmos de acordo com as potências requeridas para cada uma, a partir de ensaios realizados nas dependências do CCAB”, contou o professor Jadson Luiz Simões Rocha.

O Programa da Formação de Formadores faz parte de Acordo de Cooperação Técnica entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o governo de Moçambique.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima