Professores moçambicanos participam de programa de formação no IF Baiano
Atualizado em 28 de setembro de 2017 às 12:16 horas | Publicado em 22 de setembro de 2017 às 11:20 horas

Grupo será recepcionado no Campus Santa Inês em Aula Inaugural.

Um grupo formado por quatro professores moçambicanos chega, na próxima segunda-feira (25), no Instituto Federal Baiano – Campus Santa Inês para participar de cursos de formação. A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação técnica entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o governo de Moçambique.

Os professores irão permanecer em Santa Inês até 3 de novembro, período em que irão participar  de cursos da modalidade FIC nas áreas de Agro-processamento, Irrigação, Mecanização Agrária, Sanidade Animal, Sanidade Vegetal, Sistemas de Produção e Solos. As atividades fazem parte Programa de Formação de Professores Moçambicanos em Ciências Agrárias. Após a estadia no IF Baiano, o grupo segue para continuar a formação em Petrolina, no IF Sertão Pernambucano.

Acordo Conif e Moçambique

Os quatro professores que estarão no IF Baiano fazem parte de um grupo de 30 moçambicanos que está no Brasil desde 9 de setembro, e permanecem durante quatro meses, participando de programa de formação em oito instituições da Rede Federal. A iniciativa faz parte de acordo de cooperação internacional entre o Conif e o Governo Africano, por meio da Autoridade Nacional de Educação Profissional (Anep).

O objetivo é capacitar formadores das instituições agrárias do país africano, a partir de conhecimentos e habilidades em agricultura e mecanização agrária para responder às exigências dos currículos e fazer uso dos equipamentos existentes em suas instituições de origem.

Aula Inaugural

Com o objetivo de recepcionar os professores, será realizada uma Aula Inaugural do programa de formação, no Auditório da Biblioteca do campus Santa Inês, na segunda-feira (25), a partir das 8h30. Além de palestra sobre “A importância da formação de professores”, ministrada pelo professor e Coordenador de Extensão do campus, Fábio Carvalho, está prevista uma apresentação cultural realizada pelos alunos da unidade.

Fonte: ASCOM/Reitoria. Disponível em: http://ifbaiano.edu.br/portal/blog/2017/09/22/professores-mocambicanos-participam-de-programa-de-formacao-no-if-baiano/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)