O professor de parasitologia do IF Baiano – Campus Santa Inês, Fred Julião, juntamente com duas estudantes do curso de Bacharelado em Zootecnia e um representante da Secretaria de Educação do Município de Santa Inês-BA, estiveram ontem (8), na comunidade do Imbé, zona rural do município, reunidos com os moradores locais, com o propósito de orientar aquela comunidade sobre a prevenção da doença de Chagas.
Segundo o professor Fred, na localidade (Imbé) existem quarenta e quatro casas e, em quatro delas, já foram capturados barbeiros (inseto transmissor da doença), nos dois últimos meses.
Sobre a doença
O professor Fred explica que a doença de Chagas é uma doença antiga, que compromete o coração ou sistema digestivo. A principal forma de infecção é através das fezes do inseto barbeiro, que defeca durante a picada para alimentação do sangue. Casas sem reboco, paredes de taipas, madeiras que descascam, acúmulos de entulhos e proximidades de área rural, são exemplos de áreas que favorecem a manutenção e a reprodução dos barbeiros.
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br