Profissionais esclarecem os riscos da Doença de Chagas para a comunidade do Imbé
Atualizado em 10 de agosto de 2022 às 7:37 horas | Publicado em 9 de agosto de 2022 às 18:18 horas

O professor de parasitologia do IF Baiano – Campus Santa Inês, Fred Julião, juntamente com duas estudantes do curso de Bacharelado em Zootecnia e um representante da Secretaria de Educação do Município de Santa Inês-BA, estiveram ontem (8), na comunidade do Imbé, zona rural do município, reunidos com os moradores locais, com o propósito de orientar aquela comunidade sobre a prevenção da doença de Chagas.

Segundo o professor Fred, na localidade (Imbé) existem quarenta e quatro casas e, em quatro delas, já foram capturados barbeiros (inseto transmissor da doença), nos dois últimos meses.

Sobre a doença

O professor Fred explica que a doença de Chagas é uma doença antiga, que compromete o coração ou sistema digestivo. A principal forma de infecção é através das fezes do inseto barbeiro, que defeca durante a picada para alimentação do sangue. Casas sem reboco, paredes de taipas, madeiras que descascam, acúmulos de entulhos e proximidades de área rural, são exemplos de áreas que favorecem a manutenção e a reprodução dos barbeiros.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima