Programa de Residência Pedagógica realiza Ciclo de Formação
Atualizado em 8 de março de 2021 às 17:07 horas | Publicado em 8 de março de 2021 às 16:58 horas

O evento acontece no dia 17 de março para integrantes do programa

A Coordenação Institucional e os docentes orientadores do Programa de Residência Pedagógica do IF Baiano (PRP- IF Baiano) realizarão, no dia 17 de março, às 19h, uma rodada de estudos com os 106 integrantes do programa no Instituto. O evento, intitulado Ciclo de Formação do Programa Residência Pedagógica, acontecerá de forma on-line e é direcionado aos professores, preceptores e residentes do IF Baiano.

O Ciclo tem o objetivo de reunir os integrantes do PRP do IF Baiano de quatro territórios de identidade da Bahia (Litoral Norte, Piemonte do Itapicuru, Sertão Produtivo e Vale do Jiquiriçá) para discussões e trocas de conhecimento. Para participar do evento, os integrantes receberão um link do Google Meet, via e-mail, momentos antes da reunião começar.

O Ciclo tem como tema “O pensamento computacional e a interdisciplinaridade” e contará com as ponderações do professor no Campus Senhor do Bonfim e pesquisador em Pensamento Computacional na Educação Profissional e Tecnológica, Diego Pereira da Conceição.

“O pensamento computacional pode ser entendido como a sistematização do pensamento para resolver problemas complexos de forma metódica a partir dos conceitos da Ciência da Computação. Pode ser ensinado e utilizado mesmo sem o auxílio do computador, mas é potencializado com a programação de dispositivos eletrônicos para otimizar as soluções”, explica o professor Diego Pereira Conceição. O pesquisador ainda complementa que “o Pensamento Computacional é transversal a todas as áreas do conhecimento, fazendo uso da decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e algoritmos para auxiliar estudantes e professores no desenvolvimento das suas pesquisas”.

O encontro do dia 17 de março é a primeira atividade do Ciclo, que pretende ser contínuo. Essa demanda surgiu de docentes orientadores do PRP em reunião realizada em dezembro de 2020. “O Ciclo de Formação é importante, pois o Programa contempla, além da elaboração de planos de aula e da regência, um período de preparação da equipe a partir do estudo sobre conteúdos e metodologias de ensino”, comenta a coordenadora institucional do PRP do IF Baiano, professora Aline Lima.

Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/programa-de-residencia-pedagogica-realiza-ciclo-de-formacao/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)