Projeto Comida e Saúde em Tempos de Pandemia promove Ensino, Pesquisa e Extensão
Atualizado em 15 de setembro de 2020 às 16:16 horas | Publicado em 4 de setembro de 2020 às 17:17 horas

.

O projeto Comida e Saúde em Tempos de Coronavírus encerrou suas atividades no mês de agosto. O projeto que visou propagar conhecimentos sobre os alimentos e a alimentação é realizado pelo Curso de Licenciatura em Geografia do Campus Santa Inês e promoveu aos participantes da proposta: ensino, pesquisa e extensão.

“A experiência permitiu a efetivação do tripé ensino, pesquisa e extensão no âmbito do IF Baiano Campus Santa Inês”, comentou a coordenadora do projeto, Aline Lima, que também é professora no instituto. De acordo com a docente, esses três pilares foram ofertados na proposta por meio das atividades realizadas.

A extensão foi fomentada com a aquisição e a distribuição de cestas contendo alimentos saudáveis, além da entrega de máscaras artesanais para 50 famílias do município de Jiquiriçá e da cidade de Ubaíra. Já a pesquisa foi realizada através do levantamento de dados secundários sobre a realidade do Vale do Jiquiriçá, bem como na aplicação de questionários e no mapeamento dos agricultores que produzem alimentos sem o uso de agrotóxicos e de famílias em situação de vulnerabilidade social. As informações foram usadas para incrementar discussões e gerar o terceiro pilar no projeto: o ensino, o qual também foi concretizado através de rodas de conversas virtuais sobre a soberania e a segurança alimentar.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima