Projeto do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas promove interação entre escolas do município
Atualizado em 19 de junho de 2021 às 9:41 horas | Publicado em 19 de junho de 2021 às 9:41 horas

O projeto do IF Baiano – Campus Santa Inês é realizado pela primeira vez de forma remota o tema “Educação em saúde e desenvolvimento social”

A VII Mostra Parasitológica: Promovendo Educação e Saúde, que acontece pela primeira vez em formato on line, possibilita a interação entre escolas dos municípios de Santa Inês, Cravolândia, Jaguaquara, Jiquiriçá, Mutuípe, Nova Itarana, Santa Inês e Ubaíra. Com o tema “Educação em saúde e desenvolvimento social”, esta versão está sendo executado desde o dia 07 de junho e se estende até 23 de julho.

A Mostra Parasitológica tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre doenças parasitárias, treinar a metodologia interativa do ensino de Ciências aos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Baiano Campus Santa Inês e divulgar conhecimento.

“A VII Mostra Parasitológica: Promovendo Educação e Saúde é uma ação de extensão que, ao mesmo tempo que promove interação (on-line) com o público, divulga ações desenvolvidas pelo IF Baiano. Nas reuniões, alunos e professores tratam sobre os agravos à saúde humana comuns na região do Vale do Jiquiriçá como o complexo teníase/cisticercose, doenças provocadas pelos mosquitos Aedes Aegypti, moscas e caseira”. Afirma o professor Fred Julião, coordenador do projeto.

Ainda de acordo com o professor Fred Julião, a versão online da mostra está sendo planejada desde o dia 28 de abril, quando ele participou, juntamente com a estudante Cristiane de Brito Silva, monitora da proposta, de uma reunião com a gestão da Escola Municipalizada Luiz Viana. A reunião aconteceu para a organização da mostra nesse novo formato.

A equipe participante dessa versão são os(as) estudantes Cristiane de Brito Silva (monitora), Amauri da Silva e Silva, Andressa dos Santos Bomfim, Cássia da Paixão Costa, Raquel da Paixão Costa, Angelina Peixoto da Silva, Rosana dos Santos Oliveira, Adeilson Argolo de Jesus, Deise Maiana Oliveira dos Santos, da Disciplina Parasitologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Baiano Campus Santa Inês.

A Mostra acontece em momento assíncrono, onde há a exposição de vídeo ao público e momento síncrono onde acontece a abertura para interação entre os educandos, esclarecimento de dúvidas e curiosidades (pode ser após cada vídeo ou a critério da escola).

Duas escolas já receberam a mostra. Sexta-feira (11) a primeira escola – Escola Municipalizada Luiz Viana Filho, da cidade de Santa Inês e na última terça-feira (15) foi a vez do Grupo Escolar Áurea Cravo, da cidade de Cravolândia. Mais três estão programadas: Escola LUMINAR, no município de Santa Inês, Colégio Municipal Natur de Assis Filho, no município de Ubaíra, e CEEP Pio XII, no município de Jaguaquara.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima