Projeto Libras In Concert, do Campus Santa Inês, leva segundo lugar no III Prêmio IFCE Inclusivo
Atualizado em 1 de novembro de 2019 às 17:51 horas | Publicado em 1 de novembro de 2019 às 17:50 horas

O projeto Libras in Concertdesenvolvido pelo NAPNE do IF Baiano Campus Santa Inês, foi premiado em segundo lugar no III Prêmio IFCE Inclusivo, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Maracanaú. Para chegar ao resultado, a premiação avaliou 28 projetos de instituições federais, em três etapas, com a proposta de valorizar, difundir, prestigiar e proporcionar o intercâmbio de práticas educacionais inclusivas.

Além da certificação, o projeto Libras in Concert recebeu como premiação um Kit Inclusivo, que será utilizado pelo NAPNE (Campus Santa Inês) para dar continuidade às ações do setor com diferentes abordagens através de oficinas, projetos, cursos e outras atividades que evidenciam a inclusão.

O projeto “Libras in concert” tem o objetivo de contribuir para a afirmação da cultura e identidade surda, e difusão da Língua Brasileira de Sinais através da interpretação musical. A ideia é de aliar música, que é um meio integrador, motivador e facilitador no processo de aprendizagem, com a Libras numa forma de contribuir para a diminuição de práticas exclusivas. Dessa forma, o Napne do campus oferece semanalmente a construção do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais sobre a forma musicalizada aos discentes dos cursos dos níveis médio, subsequente e superior do Campus Santa Inês. As oficinas musicais também são levadas as escolas municipais e estaduais do município. A partir dessas oficinas de prática e ensaio, os musicais são levados para áreas de socialização do campus.

Segundo a coordenadora do projeto, Roselin Reis, “a premiação demonstrou para a equipe do projeto que estamos trilhando no caminho certo. Muito ainda está por vir, pois, participar do concurso e conseguir esse prêmio nos incetiva a continuar propondo novos métodos inclusivos. Agradecemos à todos/as que ajudaram a divulgar nosso projeto através das redes sociais e torceram juntos porque esse prêmio é nosso”.

A equipe do projeto conta também com a participação dos servidores Marisa Tomé e Valmir Andrade, das estudantes Mirele Ribeiro, Tânia de Jesus, Tamires Lima, Emilly Novaes, Luísa morbeck e Luana Moura e da colaboradora Heide Araújo.

Para visualizar o vídeo do projeto, acesse: https://www.instagram.com/p/B3nJnvLHR2z/?igshid=1uygtv260gugk

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)