Projeto Zimbra vai muito além do correio eletrônico
Atualizado em 11 de março de 2013 às 9:33 horas | Publicado em 6 de março de 2013 às 9:50 horas

O novo sistema de correio eletrônico Zimbra traz funcionalidades que vão além das mensagens eletrônicas

Lançado em dezembro do ano passado, o novo sistema de correio eletrônico, denominado Zimbra, traz funcionalidades que vão além das mensagens eletrônicas a exemplo de agenda, catálogo de endereços, gerência de tarefas, compartilhamento de documentos e agendamento de reuniões.

Segundo André Rezende, diretor de gestão de tecnologia da informação, o Zimbra veio da necessidade de resolver problemas de instabilidade do e-mail anterior, com interface simples e poucos recursos gráficos. “Em maio de 2011, foi iniciado, em conjunto com a ASCOM, o processo de avaliação do portal de colaboração Zimbra. A demanda partiu da necessidade em aperfeiçoar o serviço cuja base tecnológica encontra-se amparada nas soluções open source Postfix e Roundcube”, destaca.

Para André, o compartilhamento de agenda representa uma das novidades por possibilitar maior organização e transparência nas atividades desenvolvidas pelos servidores do instituto. Mesmo sem um estudo formal sobre o impacto da mudança de plataforma de correio eletrônico, “temos percebido que a maioria dos usuários utiliza apenas o serviço de envio e recebimento de mensagens”, finaliza.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima