Reitores do IFRJ e do IF Baiano tomam posse
Atualizado em 11 de maio de 2018 às 9:28 horas | Publicado em 11 de maio de 2018 às 9:28 horas

Solenidade aconteceu em Brasília

8-5-2018-posse-ifrj-e-if-baianoNa manhã desta terça-feira, 8/5, o ministro da Educação, Rossieli Soares, deu posse a dois novos reitores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Rafael Barreto Almada, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e Aécio José Araújo Passos Duarte, do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). A solenidade que marcou o início dos mandatos foi realizada no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, com a presença da ministra da Cultura interina, Mariana Ribas, parlamentares, reitores, servidores e estudantes da Rede Federal, além de familiares dos novos dirigentes.

Em seus discursos, ambos destacaram o importante papel social dos institutos federais para a transformação de vidas. “O nosso objetivo é a formação integral do estudante como cidadão e profissional”, disse Rafael Almada, ex-aluno do IFRJ e o reitor mais novo a assumir o cargo na Rede Federal, aos 35 anos. Os dois gestores também apontaram o diálogo, a transparência e a integração dos campi como requisitos indispensáveis para o fortalecimento e consolidação das instituições. “O desafio é tornar os campi pertencentes a um instituto único”, afirmou reitor Aécio José, referindo-se às diversas realidades presentes nas 14 unidades do IF Baiano.

Ao IFRJ, além de anunciar que em breve autorizará o funcionamento de três campi, o ministro propôs imediata ação conjunta para ampliar o suporte social no Estado, com o objetivo de contribuir para a eliminação da criminalidade. Ao reitor do IF Baiano, Rossieli Soares garantiu que dialogará com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para contemplar os estudantes de Licenciatura em Ciências Agrárias do campus Senhor do Bonfim com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). “Ser gestor público no Brasil é cada vez mais difícil”, disse, afirmando que o papel desse ator é encontrar soluções.

Reitor do IFRJ – Professor do IFRJ, Rafael Almada é doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Técnico em Química pelo então Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) – atual campus Nilópolis do IFRJ –, possui bacharelado em Química Industrial, licenciatura em Química, especialização em Gestão Ambiental e mestrado em Engenharia Química. Na gestão do instituto federal, foi vice-coordenador do Curso Técnico em Química, representante docente no Conselho Superior, coordenador-geral de Programas e Projetos e pró-reitor de Extensão. Coordenou o Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproext) do Conif e foi assessor especial da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

Reitor do IF Baiano – Aécio José iniciou sua trajetória na Rede Federal como professor substituto da então Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim, sendo efetivado como docente titular em 2003 e, em 2010, eleito diretor-geral. Possui graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica pelo antigo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Foto: Mariana Leal/MEC

Texto: Lena Marinho / Assessoria de Comunicação/Conif

Fonte: http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/2039-reitores-do-ifrj-e-do-if-baiano-tomam-posse?Itemid=609

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês