Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Retrospectiva 2020: três ações que fortaleceram o Desenvolvimento Institucional
Atualizado em 19 de janeiro de 2021 às 19:19 horas | Publicado em 19 de janeiro de 2021 às 19:19 horas

.

Com o intuito de que as políticas, práticas e objetivos do Instituto Federal Baiano sejam cumpridos e estejam em constante aperfeiçoamento, a comunidade acadêmica da instituição se empenhou para que o desenvolvimento institucional seguisse avançando, mesmo em um ano marcado por grandes desafios para a Educação.

Confira três ações que ajudaram a fortalecer o desenvolvimento institucional durante o ano de 2020 no IF Baiano. 

  1. Relatório de Gestão apresenta avanços institucionais

Foi disponibilizado para a comunidade acadêmica do IF Baiano, em agosto de 2020, o mais recente relatório de gestão da instituição, referente ao ano de 2019, e aprovado pelo Conselho Superior do IF Baiano em 30 de julho de 2020 (ver Resolução nº 78). O documento visa prestar contas à sociedade em relação à execução orçamentária (alocação de recursos), cumprimento dos objetivos estratégicos da instituição, indicadores de resultados, além de informações sobre gestão de riscos e ações de controle interno. 

De acordo com a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), responsável pela construção do documento, com os indicadores de desempenho foi possível identificar avanços para o Instituto, com destaque, por exemplo, para o aumento no número de estudantes ingressantes. O item obteve variação percentual de 38,02% em 2018, para 52,3% em 2019. Avanço incentivado pela abertura de mais de 3 mil vagas nos Polos de Educação a Distância no ano em questão. 

Outro resultado relevante foi a ampliação da oferta de cursos de pós-graduação: o número de vagas ofertadas foi três vezes maior do que no ano anterior. Acesse aqui o Relatório de Gestão.

  1. Internacionalização em pauta 

Em 2020, foi realizada a primeira edição do Simpósio de Internacionalização do IF Baiano, que ocorreu em formato online, nos dias 11 e 12 de novembro. 

O evento teve como objetivo promover, divulgar e discutir experiências e possibilidades de ações que fomentem a internacionalização do IF Baiano. Além disso, abriu espaço para debater a emergência, os desafios e as oportunidades para a internacionalização, considerando as especificidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IF Baiano faz parte.

Em sua palestra de abertura, o evento abordou “Perspectivas e desafios contemporâneos da internacionalização da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica”, com participação do Reitor do IF Fluminense e Coordenador da Câmara de Relações Internacionais do Conif, Jefferson Manhães.

  1. Comunidade contribuiu com a última etapa de consulta pública do PDI 

Em outubro de 2020, a comunidade do IF Baiano contribuiu com a última etapa da construção da minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024. Nesta fase, estudantes e seus responsáveis, professores, servidores técnicos, terceirizados e estagiários, egressos e comunidade externa puderam sugerir mudanças nos textos de cada tópico dos capítulos, nas diretrizes, valores, ações, iniciativas, indicadores e metas institucionais, assim como acrescentar pontos relevantes que não foram contemplados nas minutas apresentadas anteriormente. 

A consulta pública é a fase final de participação da comunidade e complementa as etapas anteriores. A análise das contribuições é realizada pelos membros da Comissão Central do PDI.

Por que o PDI é importante? – O PDI é o documento que define estratégias e ações do IF Baiano durante 5 anos, estabelecendo metas e prioridades em Ensino, Pesquisa, Extensão e na gestão do Instituto. Exigido por lei para Instituições de Ensino Superior, ele orienta como a instituição vai crescer, direcionar recursos e atuar junto à comunidade, sempre buscando a excelência na educação pública, gratuita e de qualidade.


Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/retrospectiva-2020-tres-acoes-que-fortaleceram-o-desenvolvimento-institucional/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br