Retrospectiva 2020: três vezes em que área de Tecnologia foi essencial
Atualizado em 28 de janeiro de 2021 às 10:44 horas | Publicado em 28 de janeiro de 2021 às 10:42 horas

.

Em 2020, diante da pandemia do novo coronavírus e da adoção de medidas de prevenção, como o isolamento social, e a incorporação de trabalho e estudo remotos, a área de tecnologia, gerenciada pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) do IF Baiano, se mostrou ainda mais importante e necessária para a instituição.

O setor possibilitou melhores condições técnicas para o desenvolvimento das atividades e para o suporte a servidores, colaboradores e estudantes dos 14 campi da instituição.

Relembre três fatos que reforçaram a importância da área de Tecnologia da Informação em 2020.

1. Processos administrativos totalmente via Suap

O Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) é um sistema de gerenciamento administrativo e acadêmico que está sendo implantado no IF Baiano desde 2018 pela DGTI, substituindo o antigo, SIGAA. O Suap possibilita a abertura de processos eletrônicos, documentação de projetos de pesquisa e de extensão, tramitação de documentos de Gestão de Pessoas, entre outras funções.

Com a adesão aos trabalhos e estudos remotos e a migração dos estudantes do antigo sistema para o atual, o Suap colaborou ainda mais com a rotina de servidores e estudantes do instituto. Para que isso acontecesse de forma plena, o sistema necessitou de mais atenção e da manutenção dos profissionais de T.I. Além do apoio técnico na plataforma, a DGTI prestou também atendimento direto aos usuários do sistema.

“O processo de implantação do SUAP está sendo fundamental durante esse período de pandemia, pois possibilitou a continuidade das atividades administrativas por meio da tramitação de documentos e processos eletrônicos”, comentou o Diretor de TI, Robson Ramos.

2. Eventos readaptados para o formato online

O ano de 2020 exigiu também maior contato virtual entre servidores, estudantes e comunidade externa do IF Baiano. Os eventos online foram exemplos de integração para a troca de conhecimento através de suportes tecnológicos e da internet.

Foram realizados seminários, congressos, cursos, oficinas e outros encontros, os quais, diante do esquema de organização da DGTI, aconteceram de forma plena, já que o setor esteve pronto para garantir o acesso dos servidores via plataforma Video@RNP, na qual ocorreu a transmissão dos eventos, e para viabilizar inscrições e acessos de participantes aos certificados por meio do Suap.

“Com a não possibilidade do trabalho presencial, a diretoria foi demandada intensamente por soluções, foi consultada, e atuou em conjunto com os campi e as pró-reitorias na busca por alternativas para o desempenho dos trabalhos de forma remota”, explicou Ramos.

3. E-mail institucional para estudantes e acesso ao pacote Office

Devido à grande demanda de tramitações online e com o objetivo de facilitar o envio e o recebimento de arquivos institucionais, e até mesmo a produção deles, a DGTI disponibilizou, em dezembro de 2020, o credenciamento dos estudantes do IF Baiano no e-mail institucional, além do acesso à solução Office 365 A1, que permite a utilização gratuita de programas como Word, Excel, Powerpoint, entre outros.

Os serviços foram viabilizados por meio de uma parceria entre IF Baiano, RNP e Microsoft.

Saiba mais sobre o acesso ao e-mail e solução Office 365 A1

Matéria Ascom disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/retrospectiva-2020-tres-vezes-em-que-area-de-tecnologia-foi-essencial/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000