Reunião com servidores do Campus Santa Inês e CONVALE discutem planejamento e parcerias institucionais
Atualizado em 23 de novembro de 2023 às 18:59 horas | Publicado em 23 de novembro de 2023 às 16:49 horas

Na tarde de ontem, 22, servidores e gestão do Campus Santa Inês estiveram reunidos, no auditório da biblioteca para discutir planejamento e parcerias Institucionais com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá – CONVALE.

Estiveram presentes, como representantes do CONVALE, Bruno Andrade, Médico Veterinário, Philipe de Oliveira, Coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM/CONVALE), ambos egressos do IF Baiano – Campus Santa Inês, Rodrigo de Almeida, Técnico-Administrativo e Haialla Carolina Brandão, Bióloga.

De acordo com Haialla, o papel do CONVALE é estimular o desenvolvimento territorial sustentável, a partir de ações em diversas áreas: infraestrutura, transporte, desenvolvimento rural com foco na agricultura familiar, segurança alimentar e saneamento básico, em 19 municípios consorciados, dentre eles, Santa Inês.

O encontro teve início com a fala da Diretora Geral, Professora Genilda Lima, que explicou o objetivo daquele encontro e relatou sobre a importância de se estreitar laços institucionais, fortalecer a aproximação e buscar, cada vez mais, oportunidades, principalmente para os estudantes. A professora Genilda avalia que as ações ora apresentadas “poderão oportunizar a nossa instituição no cumprimento do seu papel, que é promover o desenvolvimento social, ambiental, cultural e econômico local, fortalecendo o crescimento regional e atendendo às demandas sociais ao oferecer educação nas diferentes modalidades de ensino, de forma alinhada com as demandas do Território”.

Bruno Andrade fez uma detalhada apresentação do panorama de programas, parcerias, procedimentos e instrumentos realizados pelo CONVALE e com potencial para parceira com o IF Baiano – Campus Santa Inês e, ao terminar a apresentação, abriu para discussões.

O professor de informática do Campus, Jadson Silva, comentou que já havia tido um primeiro contato com Bruno, juntamente com o, também professor de informática do Campus, Allan Delon, onde discutiram sobre os projetos desenvolvidos no CONVALE e o interesse em desenvolver, em parceria com o Campus, um sistema para gerenciamento da produção de leite nas fazendas que o CONVALE dava suporte. A conversa foi iniciada com a intenção de levantamento dos requisitos do sistema. “O desenvolvimento desta aplicação seria em parceria com o grupo de estudos Fábrica de Softwares, que contava com a participação nossa e de discentes do curso subsequente. Com a pandemia, esse projeto não foi continuado.” Disse o professor Jadson.

Após as discussões, levantamento de dúvidas e perguntas, foi criada uma comissão com o objetivo de discutir parcerias para implementação de ações relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental do território do Vale do Jiquiriçá, além de formalização de convênios. A comissão foi composta pelos professores André Leonardo, Camila Portela, Cátia Farago, Clóvis Costa, Ícaro Silva, Jadson Silva, Nelson Vieira, Núbia Cruz, Patrícia Moura e o Técnico em Tecnologia da Informação, Glauber Matos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima