Revista Trilhas inicia submissões para edição especial do centenário de Paulo Freire
Atualizado em 11 de junho de 2021 às 7:46 horas | Publicado em 11 de junho de 2021 às 7:37 horas

A edição especial “Centenário de Paulo Freire: um legado atemporal” recebe submissões até 30 de julho

Revista Trilhas, periódico de difusão científica do IF Baiano, lançado em abril deste ano, abre chamada para publicações na edição especial em homenagem aos 100 anos de Paulo Freire e seu legado atemporal. O período de submissão de artigos científicos inicia hoje, 9, e segue até o dia 30 de julho. O lançamento da edição especial está previsto para 30 de setembro. Podem submeter trabalhos pessoas da comunidade interna e externa do IF Baiano.

Paulo Reglus Neves Freire, nascido em Recife-PE, no dia 19 de setembro de 1921, foi um dos maiores pensadores da pedagogia mundial. Suas obras contribuíram fortemente para o campo da Pedagogia Crítica. O pedagogo faleceu no estado de São Paulo, em 02 de maio de 1997, e é considerado um dos brasileiros mais homenageados no mundo. Em sua trajetória de vida intelectual, obteve 35 títulos de Doutor Honoris Causa, entre 1988 e 2013, em reconhecidas universidades de 11 países.

Objetivo desta Edição Especial

A edição especial Revista Trilhas tem como objetivo reunir a produção científico-acadêmica com foco nas categorias do pensamento “Freiriano”, bem como na história e obra de Paulo Freire. “Espera-se que esta edição especial contribua para o reconhecimento e fortalecimento dos estudos do campo educacional que amparam-se na perspectiva crítica e emancipatória propagada por Freire, e ainda incentivar que extensionistas, pesquisadores, professores e demais profissionais da área de educação submetam estudos qualitativos e/ou quantitativos com rigor científico necessário a esta obra”, afirma a docente Lilian Teixeira do campus Senhor do Bonfim, editora convidada desta edição.

Para o pró-reitor de Extensão e editor chefe da revista, Rafael Oliva Trocoli, a comunidade do IF Baiano sempre apresentou manifestações pela demanda de um periódico científico institucional, o qual acolhesse a pluralidade das ações de extensão, pesquisa e ensino, desenvolvidas nos 14 campi, localizados em variados territórios de identidade. “Nesse momento, a Revista de Extensão do Baiano, ‘Trilhas’, assume um relevante papel para nossa comunidade, capaz de estimular e ampliar os horizontes do pensamento indagativo, investigativo, científico, crítico e norteador de soluções sociais por meio da afirmação da ciência e tecnologia”, afirma o pró-reitor.

Tópicos de Interesse

Os tópicos de interesse desta Edição Especial da Trilhas em homenagem ao patrono da educação brasileira incluem (sem, no entanto, estarem restritos a eles):

• Vida e obra de Paulo Freire.
  • Paulo Freire e Pedagogia Crítica.
  • A perspectiva “Freiriana” para a Educação Profissional.
  • Paulo Freire e Prática Docente na Educação Profissional.
  • Avaliação Educacional sob a perspectiva emancipatória de Paulo Freire.
  • Extensão Acadêmica Cultural na perspectiva de Paulo Freire.
  • O Pensamento de Paulo Freire e as áreas de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Educação.
  • Alfabetização e Letramento: perspectiva emancipatória de Paulo Freire.
  • Contribuição social e política de Paulo Freire para a Educação.
  • O pensamento de Paulo Freire e a gestão educacional.
  • A perspectiva emancipatória de educação nas diversas áreas do conhecimento e do currículo escolar.
  • Categorias do pensamento de Paulo Freire.
  • Educação inclusiva e diversidade sob a perspectiva da educação libertadora.
  • Indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e a formação docente crítica emancipatória.
  • Educação de Jovens e Adultos: contribuições de Paulo Freire.
  • Influências do pensamento de Paulo Freire para a Educação Infantil.
  • Pedagogia da práxis.
  • Paulo Freire e formação de professores
  • Paulo Freire e formação científica, técnica e tecnológica
  • Projetos de extensão, pesquisa ou ensino desenvolvidos com base no pensamento “Freiriano”