Todos os campi saem premiados do JEIF 2022
Atualizado em 5 de outubro de 2022 às 11:05 horas | Publicado em 5 de outubro de 2022 às 11:05 horas

O grande campeão com 9 medalhas de ouro, 9 de prata e 2 de bronze foi o Campus Teixeira de Freitas, campus que sediará o JEIF 2023

Celebração à vida e ao Reencontro foi o tema dos Jogos Estudantis do IF Baiano – JEIF em 2022, que reuniu mais de 500 atletas de 14 cidades baianas no Campus Senhor do Bonfim entre os dias 24 e 29 de setembro. O tema refletiu o clima do evento que encheu os espaços da escola de vida, festa e integração. Os gritos de guerra das torcidas nas quadras e campos, as músicas nas caixas de som e o karaokê na pracinha do campus ecoavam a alegria dos alunos e a energia das delegações.

Para Ricardo Rabelo, presidente da comissão dos Jogos, o saldo do evento é muito positivo; ele destaca a importância do evento após dois anos de distanciamento social, perdas de entes queridos e aumento do sedentarismo. “O esporte, que é uma das ferramentas principais dentro da escola, ficou suspenso por dois anos e nós conseguimos resgatar com muito sucesso esse reencontro para celebrarmos a vida através do esporte,  ferramenta mágica que trabalha cooperação, amizade, disputa, integração”, relata o presidente.

O diretor do campus, João Luís Almeida Feitosa, também expressou satisfação e alegria com a realização do evento: “Para mim, uma palavra que define este momento é gratidão a todo o IF Baiano, aos professores, servidores técnicos-administrativos, servidores terceirizados e, principalmente, ao nosso alunado”.

O esporte é muito importante para a família da aluna do Campus Guanambi, Ana Beatriz Silva Ramos. Foi numa competição escolar que sua irmã, Ana Patrícia Silva Ramos, campeã mundial de vôlei de praia, foi descoberta e começou sua carreira como atleta. No JEIF 2022, com a torcida da irmã e maior inspiração, Ana Beatriz conquistou a medalha de ouro no vôlei, junto com sua equipe. “Eu acho de extrema importância esse contato que o IF está dando pra a gente com o esporte, esse incentivo e é gratificante poder participar de tudo isso”, afirma a aluna.

O treinador da equipe de Ana Beatriz, Nivaldo Moreira Carvalho, afirma que a vitória é uma consequência, mas não o principal objetivo. “A ideia é confraternizar mesmo, é jogar, tanto é que eu coloquei todas as meninas para jogar, e aproveitar esse momento em que a gente pode encontrar os 14 campi”, relata o professor de Educação Física.

Para o reitor, Aécio José Duarte, os jogos representam um dos instrumentos mais fortes para motivar os alunos a permanecerem nos estudos e concluírem seus cursos com êxito. “[O JEIF] é um elemento de formação cidadã, instrumento educativo, de convívio, sociabilidade e disciplina para os estudantes “, explica.

Todas as 14 delegações levaram, pelo menos, duas medalhas para seus campi e o grande campeão do JEIF 2022 foi o Campus Teixeira de Freitas que acumulou 9 medalhas de ouro, 9 de prata e 2 de bronze. É com a alegria desse desempenho espetacular que o Campus Teixeira de Freitas abrirá suas portas para receber o próximo JEIF em 2023.

Confira o quadro de medalhas no site do JEIF.

Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/todos-os-campi-saem-premiados-do-jeif-2022/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)