Trabalhos que serão apresentados no XXI CBPV são expostos no Campus Santa Inês
Atualizado em 6 de outubro de 2022 às 9:08 horas | Publicado em 6 de outubro de 2022 às 9:08 horas

Na tarde de ontem, 5, na área do pavilhão pedagógico do IF Baiano – Campus Santa Inês, estudantes dos cursos de Bacharelado em Zootecnia e Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus fizeram uma exposição dos vinte trabalhos que serão apresentados, em forma de pôsteres, no XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária (XXI CBPV) que acontecerá no período de 18 a 21 de outubro na cidade de Ilhéus-BA.

De acordo com o professor Fred Julião, orientador dos trabalhos, membro da comissão organizadora do congresso e idealizador dessa exposição, esse momento foi pensado no propósito de dar visibilidade, para toda a comunidade do campus, aos trabalhos, na área de Parasitologia, desenvolvidos, por estudantes de dois cursos da instituição e, ao mesmo tempo, treinar esses estudantes na exposição desses trabalhos. Para Julião “Ter esses vinte e dois estudantes participando, 4 da Biologia e 18 da Zootecnia, com a apresentação de vinte trabalhos em um evento desse porte, é firmar o nome do IF baiano como instituição de pesquisa”. O professor avalia também como importante “dar oportunidade aos nossos estudantes em um evento nacional com, inclusive, pesquisadores internacionais que virão a nosso convite”.

Alguns dos estudantes presentes nessa exposição, estavam apresentando trabalhos, nesse formato, pela primeira vez e, também por esse motivo, eles avaliam esse momento como muito importante, por ser uma prévia e uma oportunidade de aperfeiçoar a apresentação no congresso que está por vir.

Bianca Nunes, estudante do quinto semestre do curso de Bacharelado em Zootecnia, que apresenta um estudo de caso a partir de um problema próprio de saúde, se mostra com bastante expectativa para o evento “Esse congresso será de imensa importância para o meu currículo, para minha graduação, pra conhecimentos mesmo, tanto pessoal quanto profissional, principalmente por se tratar de um trabalho produzido a partir de um problema ocular que eu tive, que é a toxoplasmose”.

Na fala da estudante Lesly Freitas, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a mesma enfatiza o quão enriquecedor é a participação de estudantes nesses eventos, não apenas para quem está apresentando, mas, também, para quem vai assistir e prestigiar. “É uma troca de conhecimentos incrível e muito enriquecedora para a nossa vida acadêmica e para a vida”.

Também bastante animada em apresentar seu trabalho e participar do evento, Aline Silva, estudante do décimo semestre do curso de Bacharelado em Zootecnia, diz “esse é um momento para apresentar nossas experiências vividas dentro da universidade e uma oportunidade de mostrar, também, a nossa capacidade em reproduzir a parte científica do nosso curso”.

Sobre o evento

O Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária conta com múltiplos profissionais envolvidos (docentes, pesquisadores e clínicos, com formações em várias áreas da ciência, entre elas: Medicina Veterinária, Medicina, Zootecnia, Farmácia e Bioquímica, Biologia e Biomedicina). O XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária (XXI CBPV), que acontece este ano (2022), é um evento realizado pelas Instituições baianas (UESC, UFBA, UEFS, UFRB, UNIVASF e IF Baiano).

Todas as informações sobre o XXI CBPV estão disponíveis na página do evento

Relação dos trabalhos do IF Baiano – Campus Santa Inês aprovados a serem apresentados no XXI CBPV:

1. Percepção dos estudantes e profissionais da Zootecnia sobre o uso das redes sociais como divulgação da parasitologia animal;
  2. Avaliação in vitro do uso da geoprópolis de abelha uruçu (Melipona scutellaris) como agente carrapaticida;
  3. Ocorrência de Cysticercus tenuicollis no município de Santa Inês-BA;
  4. Relato de estágio em berne (Dermatobia hominis) em cães na cidade de Santa Inês-BA;
  5. Frequência de Eimeria sp. em ovinos criados no Assentamento Rural Rancho Alegre, Santa Inês-BA;
  6. Proposta de ensino de parasitologia animal com ação extensionista;
  7. Nível de conhecimento de criadores de bovinos sobre carrapatos e problemas causados por estes;
  8. Fator de risco de larva migans cultânea no município de Santa Inês-BA;
  9. Investigação de parasitos intestinais de gatos domiciliados no município de Ubaíra-BA;
  10. Casos de toxoplasmose ocular no município de Santa Inês-BA;
  11. Conhecimento dos apicultores de Santa Inês-BA sobre parasitos em colmeias de Apis melífera.
  12. Perda progressiva de visão em adolescente com recidiva de toxoplasmose;
  13. Característica ambiental de comunidade rural com aparecimento de barbeiro do município de Santa Inês-BA;
  14. Relato da ocorrência de barbeiro em intradomicílio no município de Santa Inês-BA;
  15. Esquistossomose Mansônica: Relato de caso no Vale do Jiquiriá, Bahia;
  16. Destino das embalagens de carrapaticidas e antihelmínticos pelos criadores de bovinos leiteiros.
  17. Leishmaniose cutânea na cidade de Jiquiriçá-BA em três dos cinco integrantes de uma família.
  18. Propostas educativas de prevenção e controle da esquistossomose mansônica no município de Santa Inês, Bahia.
  19. Conhecimento de equinocultores sobre carrapatos e doenças transmitidas por estes na região de Jaguaquara-BA.
  20. Aumento do número de casos de Esquistossomose Mansônica após enchente no município de Ubaíra-BA.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima