Campus Valença abre seleção para cursos Técnicos em Agropecuária e Agroecologia, na forma Integrada ao Ensino Médio
Atualizado em 14 de outubro de 2022 às 11:09 horas | Publicado em 20 de abril de 2022 às 19:27 horas

Cada curso oferta 90 vagas. As inscrições iniciam no dia 02 de maio

campus do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) em Valença está com seleção aberta para o preenchimento de 180 vagas em cursos técnicos, na modalidade Integrada ao ensino médio. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet. O período de inscrição vai de 02 de maio até 05 de junho.

Os cursos ofertados são de Técnico em Agropecuária (90 vagas) e Técnico em Agroecologia (90 vagas). Podem se inscrever na seleção pessoas que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental II (9º ano) até a data da matrícula.

Inscrição

Para se inscrever no Processo Seletivo, o candidato deverá realizar os seguintes passos:
I- acessar o sistema on-line de inscrições do Processo Seletivo, que será disponibilizado no site do IF Baiano na data de abertura das inscrições;
II- preencher formulário com dados pessoais e socioeconômicos;
III- informar a escolaridade e onde cursou o Ensino Fundamental;
IV- selecionar o curso para o qual deseja se inscrever como 1ª opção e um curso diferente para se inscrever como 2ª opção;
V- informar as notas das médias finais do Histórico Escolar das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental II;
VI- selecionar a reserva de vagas que deseja concorrer;
VII- inserir arquivo, preferencialmente, em PDF dos documentos listados pelo edital.

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada entre os dias 02 de maio e 05 de junho de 2022.

Candidatos que não tenham acesso à internet podem se dirigir ao Campus Valença, em dias úteis durante o período de inscrições, para fazer a inscrição de forma presencial. Para acesso às unidades do IF Baiano, é necessário apresentar comprovação vacinal para covid-19.

Os cursos de nível médio e técnico do IF Baiano reservam 75% das vagas para cotas em diferentes categorias de ações afirmativas e 25% para ampla concorrência.

Seleção

Na seleção, a classificação de candidatos será definida a partir da Média Final resultante das médias dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental, através de análise do histórico escolar anexado à documentação no ato de inscrição. O resultado final será divulgado no dia 30 de junho no portal do IF Baiano.

O ingresso de estudantes nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em 2022 está com novo formato. Os 14 campi do Instituto Federal Baiano lançam seus editais, com cronogramas próprios, para o ingresso em suas localidades. Para acompanhar esse e outros processos seletivos, acesse a página do Processo de Ingresso de Estudantes de 2022.

Editais e Documentos
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença