PAISE
Última atualização: 09/08/2022 - 11:37 horas | Data de publicação: 16/05/2022 - 10:08 horas
Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante – PAISE

Esse programa é desenvolvido através de auxílios financeiros e de ações no Campus, assegurados aos educandos selecionados, e tem a finalidade de ofertar apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, que estejam regularmente matriculados em um dos cursos oferecidos pelo campus.  É necessário comprovar situação socioeconômica por meio de processo de avaliação realizado pelas Assistentes Sociais de acordo com Edital.

Auxílios

O PAISE engloba os auxílios moradia, creche, transporte, permanência e material acadêmico.

• Auxílio Moradia: concessão de recurso financeiro, fixo e mensal, para custear as despesas de aluguel aos estudantes oriundos de outros municípios, que precisaram se mudar, em virtude do ingresso no Instituto, para a cidade do campus ou município circunvizinho a fim de participar das APNPs, ensino híbrido e/ ou das aulas presenciais.
  • Auxílio Creche: concessão de repasse financeiro, fixo e mensal, ao estudante pai ou mãe com filho de até 5 (cinco) anos, 11 meses e 29 dias de idade no ato da inscrição, ou com deficiência comprovada por laudo médico, que resida com o estudante e não possua amparo familiar para o cuidado durante o horário de aula.
  • Auxílio Transporte: concessão de repasse financeiro, fixo e mensal, a estudantes para custear as despesas com transporte, auxiliando o translado de ida e volta ou ida ou volta ao Campus durante o período letivo. Este auxílio não pode ser concedido a estudantes atendidos por programa similares, tais como transporte ou vales transportes concedidos pelas prefeituras integralmente.
  • Auxílio Permanência: concessão de repasse financeiro, fixo e mensal, ao estudante que não possui perfil para os demais auxílios não acumuláveis, contudo, vivem em situação de vulnerabilidade, e cuja renda per capita familiar seja de até 50% do salário mínimo vigente.
  • Auxílio Material Acadêmico: concessão de repasse financeiro, único e anual ao estudante, para custeio de material acadêmico. Pode ser acumulado com outros auxílios.
Participação

Para participar do PAISE, o estudante deverá estar matriculado e com frequência regular em curso ofertado pelo campus, de nível médio ou graduação, nas modalidades presencial ou EaD (inclusive durante as APNPs ou ensino híbrido) e possuir renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio vigente.

Em caso de dúvidas, o aluno pode encaminhar e-mail para clae@valenca.ifbaiano.edu.br, ou buscar presencialmente a Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) ou o Serviço Social do campus.

Editais Publicados

Edital 14/2022 – Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante – PAISE 2022

Edital nº 07/2022 – Vagas Remanescentes – PAISE 2021.2

Edital nº 04/2021 – Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante – PAISE 2021.2