Audiência Pública para a escolha de novos cursos.
Atualizado em 30 de junho de 2022 às 11:32 horas | Publicado em 3 de setembro de 2021 às 15:56 horas

No dia 01 de setembro, o IF Baiano Alagoinhas em parceria com a Câmara de Vereadores da cidade,
realizou Audiência Pública para apresentar à comunidade os resultados do Estudo de Demanda para a implantação de novos cursos no campus.

A mesa esteve composta pelo Presidente da Câmara de Vereadores – José Cleto dos Santos, o representante institucional do IF Baiano – Marcos Seixas, os representantes da Comissão de Estudo de Demanda – professores Fabrício Faro e Francisco de Assis, o Diretor-Geral do campus – Renato Mascarenhas, o vereador Luciano Almeida e as vereadoras Luma Menezes, Juci Cardoso e Jaldice Nunes.

Após a abertura feita pelo Diretor-Geral Renato Mascarenhas, o Prof. Francisco de Assis fez a exposição dos trabalhos de pesquisa e consulta realizados pela Comissão de Estudo de Demanda.

O expositor destacou que os cursos tiveram boa aceitação pelo público geral, e com base nos questionários aplicados, os resultados da atribuição dos sistemas de pesos da escala Likert apresentam os seguintes cursos por escala de preferência: Técnico em Informática; Técnico em Biotecnologia; Técnico em Sistemas de Energias Renováveis; Técnico em Meio Ambiente; Técnico em Tradução e Interpretação de Libras; Técnico em Agroindústria; Técnico em Administração; Técnico em Cervejaria; Técnico em Comércio; Técnico em Produção de Materiais Didáticos Bilingues Português/Libras; e Técnico em Panificação.

Quanto aos cursos tecnológicos de nível superior, os resultados apresentados indicam em 1º lugar o curso de Produção Industrial; 2º o curso de Gestão Ambiental; em 3º lugar o curso de Energias Renováveis; e por fim em 4º (quarto) lugar o curso em Agroindústria. Com relação aos cursos de Licenciatura, o 1º colocado foi o curso de licenciatura em Letras – Libras; em 2º (segundo) lugar o curso de licenciatura em Física; em 3º a licenciatura em Geografia; em 4º lugar a licenciatura em ciências naturais; e em 5º lugar ficou o curso de licenciatura em Ciências Sociais.

Além da apresentação, o prof. Francisco de Assis bem como demais componentes da Mesa se colocaram à disposição para responder aos questionamentos feitos pelo público, de forma presencial ou através do chat das transmissões ao vivo da Audiência, pelos canais do Youtube da Câmara de Vereadores de Alagoinhas e do IF Baiano Alagoinhas.

Após esse momento, o Presidente da Comissão, Isaac Silva, colocou em consulta ao público a aprovação do documento com o Relatório Final do Estudo de Demanda que sugere os cursos no âmbito Integrado ao Nível Médio, Tecnológico e Licenciatura. O Relatório foi aprovado e assim foi encerrada a Audiência Pública.

IF Baiano – Campus Alagoinhas

Rua Manoel Romão de Souza, 152/166, Alagoinhas Velha – Alagoinhas/BA. CEP: 48007-656

Francisco de Assis dos Santos Silva (Diretor-Geral)
gabinete@alagoinhas.ifbaiano.edu.br