Campus Alagoinhas recepciona novos estudantes
Atualizado em 30 de agosto de 2017 às 12:18 horas | Publicado em 10 de abril de 2017 às 9:50 horas

Recursos hídricos e sustentabilidade foram temas da aula inaugural

No dia 22 de março, aconteceu a aula inaugural do primeiro Curso Técnico em Agroindústria, na modalidade subsequente, aprovado em Audiência Pública, do campus Alagoinhas. Embora o campus já tenha ofertado diversos cursos de Formação inicial e Continuada (FIC), o Curso Técnico em Agroindústria, com duração de um ano e meio, contribui para o processo de consolidação do campus na região. A recepção dos 80 novos alunos contou com a participação do Diretor Geral do campus, Renato Mascarenhas, a comunidade acadêmica e representantes de instituições locais.

O professor Renato desejou boas vindas aos estudantes, falou sobre a expectativa da chegada do IFBaiano no município e sobre os rumos da educação na região. Ressaltou a dedicação e os esforços da gestão e toda a equipe do campus na viabilização do início das atividades letivas dentro do prazo previsto. Mascarenhas reiterou que “o curso em Agroindústria foi bastante aguardado pela comunidade, como foi apontado no estudo de demanda. Os 519 candidatos que participaram do processo de seleção indicam que Alagoinhas e região carecem de profissionais qualificados nessa área de formação. Nesse sentido, a missão do IF Baiano é ofertar uma educação pública e de qualidade, ampliando o leque de possibilidades para a comunidade em geral”, disse.

Em seguida, Mário Marcos Faria, coordenador do Técnico em Agroindústria, fez um panorama do curso, abordando as áreas de atuação dos futuros profissionais. “O curso possibilita a abertura de novos horizontes aos estudantes, tanto na condição de microempreendedores quanto na atuação como profissionais da área, seja na iniciativa privada ou poder público. Independente da realidade futura do estudante, a expectativa é de um grande ganho social e econômico para a região de abrangência do campus”, afirmou.

Após o coffee break, ocorreu a Mesa Redonda “Água e Sustentabilidade”, em comemoração ao Dia Mundial da Água, composta pelas professoras Maria Auxiliadora Freitas, do Campus Valença, que falou sobre potenciais de reaproveitamento das águas de chuva e tecnologias sociais, e por Joana Paixão, Campus Catu, que tratou do tema “Conquistas e desafios do processo educativo voltado à conservação dos recursos hídricos”. Ao final, alguns alunos fizeram questionamentos às docentes a respeito dos assuntos abordados. Para a professora Maria Auxiliadora, “A água consiste em um recurso essencial para a manutenção da vida, dos ecossistemas e da sociedade como um todo. Este ano, o dia da água é marcado pelos 20 anos que a política Nacional de recursos hídricos foi instituída”. A palestrante ainda destaca que “os estudantes estão inseridos em uma região com índice pluviométrico privilegiado e com enorme potencial de crescimento”.

Para a caloura, Raiane Santana, estudar no IF Baiano é “importante, pois o Instituto oferece profissionais bem qualificados, tem uma estrutura muito ampla e versátil, além de oferecer estudos de excelência nacional. Será uma oportunidade de grande valor na minha carreira estudantil, para que eu possa adquirir e agregar conhecimentos técnicos”, afirmou.

IF Baiano – Campus Alagoinhas

Rua Manoel Romão de Souza, 152/166, Alagoinhas Velha – Alagoinhas/BA. CEP: 48007-656

Francisco de Assis dos Santos Silva (Diretor-Geral)
gabinete@alagoinhas.ifbaiano.edu.br