Chegada do Campus Alagoinhas promove inclusão e profissionalização
Atualizado em 9 de fevereiro de 2017 às 12:04 horas | Publicado em 16 de dezembro de 2016 às 12:09 horas

Atividades iniciam com cursos de qualificação profissional de curta duração

Em 2016, o Campus Alagoinhas do IF Baiano recebeu autorização para funcionamento, dando continuidade ao Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional do IF Baiano, o Campus Alagoinhas vem atender a região Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano, através de cursos técnicos, graduações e pós-graduações.

Para iniciar suas atividades, estão sendo oferecidos cursos para Formação Inicial e Continuada (FIC), a partir das demandas locais. “O Campus deve promover a formação cidadã por meio de ensino, pesquisa e extensão, priorizando a inclusão social, a profissionalização tecnológica e sustentável, mantendo uma política de valorização humana, na busca de soluções viáveis para os processos produtivos”, afirmou o Diretor Geral, Renato Mascarenhas.

Para tanto, uma audiência pública foi realizada, em agosto de 2016, e apontou como demandas para uma oferta inicial, os cursos: agroindústria (subsequente), agroecologia (integrado), física (licenciatura) e formação pedagógica (especialização).

A coordenadora de Ensino, Alyne Muller, considerou a chegada do Campus, como mais uma oportunidade para o IF Baiano de ofertar cursos para população do município e redondezas, “objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica; além da possibilidade de viabilizar, através de pesquisa, a aplicação de benefícios a comunidade, bem como o apoio a processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão, na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional”, afirmou.

Cursos FIC

Esta modalidade consiste em cursos de qualificação, de formação e aperfeiçoamento profissional de curta duração. “Trabalhar no curso FIC tem sido uma oportunidade valiosa para repensar as práticas de ensino. O processo de ensino/aprendizagem, nesta modalidade, é algo mais dinâmico, rápido, mas extremamente eficaz. Em sua maioria, o corpo discente é formado basicamente de adultos experientes, mas que estão fora do mercado de trabalho e carentes de oportunidades de qualificação profissional. Desse modo, o curso FIC é essa possibilidade de qualificação e certificação num curto espaço de tempo, já que as demandas e necessidades destes alunos exigem um retorno imediato”, disse Jamyle Souza, professora do IF Baiano.

O primeiro curso ofertado pelo campus foi o de Preparador de Doces e Conservas. Leone da Silva, estudante, conta que decidiu realizar o curso por ser gratuito e pela possibilidade de fazer parte de uma Instituição Federal. “É uma forma de agregar conhecimento e aprendizado, independente se a pessoa é do ramo ou não”, disse.

O professor do IF Baiano, Mário Faria, considera que as oportunidades em termos educacionais vão surgir a medida que o campus for amadurecendo e de acordo com as expectativas da comunidade. “Pela primeira vez tive a oportunidade de participar em curso nesta modalidade no IF Baiano. Os benefícios são a possibilidade de, em um espaço curto de tempo, capacitar pessoas ao mercado de trabalho, ou iniciar um negócio ou se aperfeiçoar”, afirmou.

Cursos FIC no Campus Alagoinhas – Preparador de Doce de leite, Preparador de hambúrguer, Preparador de linguiça para churrasco, Preparador de queijo coalho, Preparador de defumados, Produção de Hortaliças, Produção de mudas micropropagadas, Agricultura Orgânica, Interpretação de textos e Redação oficial.

IF Baiano – Campus Alagoinhas

Rua Manoel Romão de Souza, 152/166, Alagoinhas Velha – Alagoinhas/BA. CEP: 48007-656

Francisco de Assis dos Santos Silva (Diretor-Geral)
gabinete@alagoinhas.ifbaiano.edu.br