Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO – 2023 (CURSOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO)
Atualizado em 30 de novembro de 2022 às 17:15 horas | Publicado em 16 de novembro de 2022 às 17:22 horas

O Campus Alagoinhas lança o Edital n° 22, de 16 de novembro de 2022, para Ingresso de estudantes em 2023, nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma Integrada ao Ensino Médio – modalidade presencial.

Fizemos uma Retificação. O que mudou? Para facilitar a inscrição solicitamos apenas as notas do 8º Ano em vez de as do 9ºano como estava no edital Nº22. Observe o edital de Retificação:

Cursos Ofertados:

  • Técnico em Agroindústria – 70 Vagas
  • Técnico em Agroecologia – 70 Vagas
  • Técnico em Informática – 30 Vagas

Prazo para as inscrições: 22/11/2022 a 13/01/2023.

Leia atentamente ao edital e em caso de dúvidas entre em contato presencialmente na instituição, conforme datas e horários previstos em edital; ou encaminhe e-mail prosel@alagoinhas.ifbaiano.edu.br; ou pelo Instagram @ifbaiano_alagoinhas; ou WhatsApp 75 99101-0632.

Os cursos Técnicos de Nível Médio – na forma Integrada e na modalidade presencial – são destinados aos
(às) candidatos(as) que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental (9º ano) ou equivalente.

O Processo Seletivo terá caráter classificatório e eliminatório e será realizado por meio de análise do
histórico escolar.

Quais são as opções de Cursos Integrados?

Técnico em Agroecologia – O Curso Técnico em Agroecologia  tem como finalidade consolidar saberes, preparar os estudantes para o exercício profissional e para o exercício da cidadania, sendo profissional capaz de adaptar-se às novas condições de ocupações e aperfeiçoamentos posteriores, de agir de forma ética, autônoma e crítica, compreendendo os fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos e relacionar teoria e prática, ao mesmo tempo em que possa reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, aberto ao novo, protagonista e responsável. Na especificidade do curso, o profissional deverá ser capaz de atuar em sistemas de produção agropecuária e extrativista fundamentados em princípios agroecológicos, técnicas de sistemas orgânicos de produção com foco no desenvolvimento de ações integradas, unindo a preservação e conservação de recursos naturais à sustentabilidade social e econômica dos sistemas produtivos.

Técnico em Informática – Trata-se de um curso que, para além da formação propedêutica, busca formar profissionais em Nível Médio com competências e habilidades para atuar crítica e reflexivamente na sociedade, no mundo do trabalho e nas diversas áreas de informática, capazes de desenvolver programas computacionais e realizar manutenção e suporte de computadores e redes, tanto em hardware quanto software, além de favorecer condições ao prosseguimento de estudos posteriores.

Técnico em Agroindústria – Oportunizar a formação de profissionais técnicos de nível médio da área profissional de Agroindústria, com competências e habilidades direcionadas para a aplicação de tecnologias voltadas ao processamento, conservação e controle de qualidade de matérias-primas de origem vegetal e animal, aliado ao desenvolvimento do trabalho em equipe de forma crítica, ética, criativa, empreendedora e ambientalmente consciente, com formação humanística e cultural integrada à formação profissional e tecnológica, objetivando a segurança dos  alimentos e fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico territorial.

IF Baiano – Campus Alagoinhas

Rua Manoel Romão de Souza, 152/166, Alagoinhas Velha – Alagoinhas/BA. CEP: 48007-656

Francisco de Assis dos Santos Silva (Diretor-Geral)
gabinete@alagoinhas.ifbaiano.edu.br
(75) 3422-6122
(75) 3421-4511

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br