Hoje (5), o IF Baiano – Campus Santa Inês, marcou presença no evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na cidade de Cravolândia-BA. Uma ação conjunta da cooperativa de reciclagem – Reciclare em parceria com a Prefeitura municipal daquele município para lembrar da importância da preservação ambiental para sobrevivência da humanidade.
O ato iniciou com a concentração de estudantes e professores das escolas municipais, no Colégio Municipal de Cravolândia, de onde saíram em passeata. As crianças que participaram da passeata, percorrendo ruas da cidade, seguravam cartazes para chamar a atenção da população, com frases e fotos que elucidavam a importância do meio ambiente para as futuras gerações.
Após a passeata, todos se concentraram em frente ao Clube Cultural, na praça central da cidade, onde haviam estandes: de mudas de árvores nativas, da Secretaria municipal de Agricultura que foram distribuídas ao final do evento; de exposição de atividades dos alunos da rede municipal de ensino além dos do IF Baiano – Campus Santa Inês. O ato iniciou com a concentração de estudantes e professores das escolas municipais, no Colégio Municipal de Cravolândia, de onde saíram em passeata. As crianças que participaram da passeata, percorrendo ruas da cidade, seguravam cartazes para chamar a atenção da população, com frases e fotos que elucidavam a importância do meio ambiente para as futuras gerações.
Em um dos stands o IF Baiano – Campus Santa Inês expôs jogos educativos e brinquedos confeccionados com materiais recicláveis, pela servidora Tânia Nunes. As crianças aproveitaram para brincar e se divertir muito! “Esses brinquedos despertam a criatividade das crianças, proporcionam o aprendizado e podem ser feitos por elas mesmas, além de ajudar na retirada de materiais que seriam descartados no ambiente”, afirmou Tânia Nunes.
Em outro estande, o IF Baiano – Campus Santa Inês, apresentava maquetes e experimentos contextualizando a importância da preservação ambiental e como essas ações podem salvar vidas e garantir recursos econômicos à população. O estande foi conduzido pelo Grupo de Estudo em Manejo e Qualidade do Solo – GEMS, composto por estudantes dos cursos Técnicos de nível médio do campus.
Os estudantes do GEMS, apresentaram uma maquete que lembrava a recente tragédia que acometeu os diversos municípios do território Vale do Jiquiriçá, as enchentes! Com a maquete os estudantes puderam apresentar, para a população, as principais intervenções feitas pelo homem que causaram as enchentes. Os estudantes também realizaram experimento, na prática, mostrando como o problema se inicia, todas as suas consequências e o que fazer para evitar esse grave problema.
Os professores orientadores do GEMS, André Leonardo e Patrícia Moura, destacaram a importância dos estudantes se tornarem protagonistas dessas ações. “As gerações futuras devem se engajar em ações de conscientização e atuar para evitar antes dos acontecimentos”, frisou a professora Patrícia Moura. O professor André Leonardo ressalta que “para que ocorra um desenvolvimento sustentável e inclusivo, é necessário que as gerações presentes sejam solidárias com as gerações futuras, tendo consciência e agindo agora!”.
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br