Estudantes promovem evento para comemorar o dia da Consciência Negra
Atualizado em 21 de novembro de 2012 às 14:18 horas | Publicado em 21 de novembro de 2012 às 14:18 horas

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, (20 de novembro*), estudantes do segundo e terceiro ano organizaram um evento cultural aberto ao público na cantina do câmpus.

Jonys Couto - Um dos realizadores do evento

Durante o evento, foram exibidos vídeos com mensagens sobre o racismo e sobre a história do afrodescendente no Brasil, além de uma apresentação em slides de figuras ilustres que compuseram a história do país.

Professores contribuíram com o evento deixando suas reflexões sobre o assunto. O professor e Diretor Geral, Nelson Filho, falou da importância de lembrar que o dia da Consciência Negra deve ser todos os dias, e não somente naquela data. O professor Carlos Magno e a professora Arlene Malta

Professores Carlos Magno e Arlene Malta colaboram com reflexões

exaltaram a importância da reflexão sobre assuntos que envolvam os afrodescendentes, e brevemente explanaram, dentre tantas outras coisas, sobre a importância e o porque das cotas raciais. A professora Arlene ainda concluiu que a luta deve ser não pelo direito de todos serem iguais, mas de poderem ser diferentes, com direitos iguais. O professor Sebastião Oliveira trouxe para discussão nomes de outras figuras ilustres da cultura brasileira pouco lembrados mas de grande importância para a nossa formação.

Romildo e Pacheco apresentam-se juntos

Professor José Maria canta e também faz sua análise sobre a data

Ainda outros professores e técnicos contribuíram no evento com reflexões e músicas, como o professor José Maria, Ricardo Pacheco e Romilson de Souza.

*Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima