IF Baiano e IFBA celebram juntos o Dia do Amigo
Atualizado em 21 de julho de 2020 às 10:09 horas | Publicado em 20 de julho de 2020 às 14:23 horas

Para marcar a data, as instituições promoveram ação conjunta nas redes sociais. Reitores comentaram sobre similaridades e diferenças das duas instituições.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) são amigos desde o ano de 2008, quando foram oficialmente fundados por meio da lei 11.892 de 29 de dezembro.

E em celebração ao Dia Internacional do Amigo, ou da Amizade, comemorado hoje (20), os dois institutos fizeram a publicação conjunta de uma campanha em suas redes sociais oficiais com o objetivo de reforçar e reafirmar a união entre as instituições, construída durantes esses 12 anos de oferta de educação profissional pública, gratuita e de excelência na Bahia.

Amigos com histórias similares

As instituições são distintas, mas as histórias são bem parecidas, pois ambas foram fundadas a partir da existência de outras escolas. Enquanto o IF Baiano foi instituído através das antigas Escolas Médias de Agropecuária Regionais da Ceplac (EMARC) , o IFBA se firmou a partir dos antigos Centros Federais de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET). A partir daí, as duas instituições se expandiram e hoje ocupam juntas todos os 27 territórios de identidade da Bahia e juntos atendem mais de 51.200 estudantes, sejam discentes das ciências agrárias e agrícolas, como é o foco do IF Baiano, ou de diversas áreas do conhecimento, no caso do IFBA.

Amizade marcada por uma missão em comum

Além das histórias, os objetivos dos dois únicos institutos federais presentes Bahia também se assemelham e por isso vêm se apoiando. “Apesar da atuação em nichos diferentes temos a mesma missão e objetivo e, por isso, temos que cultivar essa amizade e nos apoiar mutuamente. Pertencemos a uma mesma rede, a Rede Federal de [Educação Profissional, Científica e Tecnológica], e temos a missão de mudar a vida das pessoas através disso”, comenta o reitor do IF Baiano, professor Aécio José Duarte.

A produção de conhecimento é uma das principais semelhanças entre os dois institutos, a qual é refletida tanto no ensino médio técnico, quanto na graduação, pós-graduação e doutorado, pois, tanto o IF Baiano quanto o IFBA se destacam em feiras científicas nacionais e internacionais através de resultados de pesquisas idealizadas e executadas em salas de aula e laboratórios. São atuações embasadas nos pilares que constituem o tripé da educação pública de qualidade: o ensino, a pesquisa e a extensão.

Amigos engajados no enfrentamento da pandemia

Os pesquisadores, que são professores e alunos de diferentes idades e modalidades, são grandes atuantes para o avanço da ciência e, ao mesmo tempo, para o benefício da sociedade. Em um momento tão delicado de pandemia, por exemplo, vivenciado atualmente pela população mundial, as duas instituições federais presentes na Bahia têm cumprido sua missão junto à sociedade e contribuindo para a prevenção da população no combate da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Nesse cenário, o IF Baiano e o IFBA vêm sendo instituições muito atuantes, pois desde a confirmação oficial do primeiro caso de coronavírus no Brasil, no dia 26 de fevereiro, desenvolvem projetos para amenizar os impactos sociais em meio à crise sanitária. Seja através da criação de câmaras de higienização automática, desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar do IF Baiano, ou de um projeto que visa ajudar na previsibilidade de oferta, demanda e permanência de pacientes em leitos de campanha destinados à Covid-19, idealizado por doutorandos do IFBA, as instituições se somam para colaborarem através dessas e outras centenas de ações, com a população baiana e, consequentemente, com o país.

“Como em toda amizade, nos sentimos mais seguros por estarmos juntos, porque colaboramos com o fortalecimentos das relações institucionais e com a sociedade em uma quadra histórica que tem sido tão difícil como essa que estamos enfrentando. Por isso, precisamos estar juntos, unidos, na defesa das nossas instituições” afirma a reitora do IFBA, Luzia Mota, destacando também que “essa amizade é de comunidade para comunidade, construída por cada servidor, estudantes e gestor”.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima