III Semana de Biologia do IF Baiano Campus Santa Inês encerra com êxito
Atualizado em 2 de dezembro de 2022 às 22:28 horas | Publicado em 2 de dezembro de 2022 às 22:25 horas

Passados dois anos da última edição, a Semana de Biologia volta a acontecer no IF Baiano Campus Santa Inês, no período de 29 de novembro a 01 de dezembro de 2022, em sua terceira edição. O evento aconteceu predominantemente no Auditório da Biblioteca do Campus com a temática “Diálogo Intercultural: entre vivência e ciência”.

O evento encerrou ontem (1) e contou com a participação de estudantes, servidores, professores e comunidade externa. Inicialmente, seu encerramento estava previsto para acontecer hoje (2), no entanto, acabou sendo antecipado, em virtude dos jogos da seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2022.

A III Semana de Biologia objetivou promover o diálogo Intercultural das produções resultantes de pesquisa, ensino e extensão do Campus Santa Inês, bem como de todo Território do Vale do Jiquiriçá. Para tanto, contou com um rico ‘cardápio’ na programação.

A noite de abertura contou com a palestra da Profa. Dra. Lilian Boccardo, da Universidade Estadual da Bahia – UESB, sobre “Diálogo de Saberes: biodiversidade e conservação” que, por sua vez, gerou uma ponte para a segunda noite em que o Prof. Me. Alício Rodrigues Matos versou sobre o tema com o título “Saberes e Práticas em pesquisas com trabalhadores rurais assentados na Fazenda Palestina, em Cravolândia: uma relação perigosa entre analfabetismo e o uso de agrotóxicos” e, após a palestra, ocorreram mais de 20 apresentações orais de trabalhos submetidos. Na terceira e última noite, o Prof. Me. Vinícius Mascarenhas dos Passos, continuou oportunizando o momento dialógico com o tema “Queerizando corpo, gênero e sexualidade no ensino de Biologia”. Para além da programação noturna, na manhã e tarde de quinta-feira (01/12) foram ofertados, no bloco do ensino superior, 10 opções entre minicursos e oficinas. O evento contou com mais de 150 inscritos.

“Nosso tema foi estratégico. Precisamos, em um país tão megadiverso em vida, cultura e possibilidades, aproximar, por meio do diálogos os sabers da vivência e da ciência. Eventos deste tipo possibilitam parcerias, enriquece a formação inicial dos discentes e promove a formação continuada, trazendo novos ares à toda comunidade”, diz o professor do Campus, Rogério Soares Cordeiro, presidente da comissão organizadora.

A Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, professora Romária Araújo, destaca: “A III Semana de Biologia deveria ter acontecido no ano de 2020, como consequência da pandemia e atividades remotas, foi mais uma atividade adiada. Assim, neste ano, com a retomada das atividades presenciais, nós, enquanto comissão, planejamos um evento que demarcasse a importância do diálogo, e, principalmente, a valorização e respeito à todos saberes, justificando o título, “Diálogo Intercultural: entre vivências e ciências”. Avalio a III Semana de Biologia de forma muito positiva, tivemos trocas riquíssimas. Sem dúvida alguma, foi um momento de muito aprendizado para todes envolvides. Hoje, o sentimento é gratidão e ansiedade pela IV Semana de Biologia – IF Baiano – Campus Santa Inês”.

Para Débora Rocha, estudante do 2º semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Santa Inês, o evento “proporcionou rico conhecimento e aprendizagem com palestras, que entram em contato com a prática e a vivência em si. Além de temas atuais, como a “Queerização” e a trocas de saberes, minicursos e oficinas. Um aproveitamento único”. E acrescenta que “a participação na III Semana de Biologia do IF Baiano – Campus Santa Inês, com o Tema: Diálogo Intercultural: Entre vivência e ciência, nos proporcionou várias vivências que iremos levar conosco, e, cada palestra, cada minicurso, cada momento que vivenciamos, e os amigos que fizemos nos proporcionaram momentos maravilhosos”.

Eleilton Jesus, estudante do 6° semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, IF Baiano – Campus Valença, teceu elogios ao evento. “Só temos a agradecer e elogiar pela produção e recepção que os servidores e discentes do Campus Santa Inês nos propuseram, juntamente com os conhecimentos, tais quais das plantas e costumes da região. Devo citar o “Licuri”, que no Baixo Sul não tem, mas infelizmente não conseguimos provar desta vez – Nos convidem para outro momento como este, estaremos aí com certeza, para aproveitar o reencontro com vocês, quanto provar o licuri.  Retorno a agradecer pelo evento e por tudo!!”

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima