Aconteceu, dia 19 de outubro, o lançamento e a sessão de autógrafos do Livro que conta com capítulo (13) de autoria de servidoras do IF Baiano, Campus Santa Inês.
O livro tem como titulo: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GESTÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: desafios e experiências no Brasil e em Portugal. Integralmente financiado pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB, o livro conta com 14 capítulos, 38 pesquisadores de 2 países – Brasil e Portugal – e 10 instituições:
– Instituto Federal Baiano (IFBaiano); Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Norte; Universidade de Lisboa; Universidade do Minho; Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; e Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
LISTA DE AUTORES / CAPÍTULOS:
Capítulo 1 – REDES E SISTEMAS: o papel inovador da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) na educação da Bahia, Brasil – Nadia Hage Fialho, Lídia Boaventura Pimenta e Breno Pádua Brandão Carneiro
Capítulo 2 – A INVESTIGAÇÃO SOBRE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM RECURSOS TECNOLÓGICOS NO BRASIL E EM PORTUGAL – António José Meneses Osório, Elaine Cristina de Andrade Barbosa e Ana Cecília Jorge de Souza
Capítulo 3 – O CURRÍCULO, OS MACROCAMPOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO INOVADOR: o que dizem os professores? – Betania Leite Ramalho, Isauro Beltrán Nuñez e Aliete Bornman
Capítulo 4 – TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO BÁSICA: referenciais epistemológicos – Arnaud Soares de Lima Junior
Capítulo 5 – A ARTE DE SE REINVENTAR – Trajetórias e identidades de professores “imigrantes” em novos contextos culturais – Monique Montenegro, Isabel Freire, Ana Paula Caetano
Capítulo 6 – O QUE SE PASSA QUANDO PROFESSORES E PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SE TORNAM ALUNOS/AS DE CURSOS ON-LINE? Dificuldades de professores/as em um curso EaD de pós-graduação em serviço – Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Josilene Aires Moreira, Cecília Telma Alves Pontes de Queiroz e Rita Cristiana Barbosa
Capítulo 7 – A VOZ DOS ALUNOS NA INOVAÇÃO EDUCATIVA: empoderamento e diálogo intercultural – Lisete Bicho, Ana Paula Caetano, Isabel Freire, Elsa Machado e Susana Vassalo
Capítulo 8 – A LEITURA LITERÁRIA EM PORTUGAL E NO BRASIL: um estudo de caso comparativo – Verônica Maria de Araújo Pontes, Fernando Azevedo e Jean Mac Cole Tavares Santos
Capítulo 9 – A INTERIORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA BAHIA REPUBLICANA – Elizabete Conceição Santana e Jaci Maria Ferraz de Menezes
Capítulo 10 – ENSINO MÉDIO NA BAHIA: desafios e alternativas para o processo de democratização – Elisiana Rodrigues Oliveira Barbosa, Maria Izabel de Quadros Vivas e Mônica Moreira de Oliveira Torres
Capítulo 11– O OBSERVATÓRIO DA VIDA DO ESTUDANTE DA UFRN (OVEU): uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões – Karine Symonir de Brito Pessoa e Iloneide Carlos de Oliveira Ramos
Capítulo 12– FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, BRASIL – Ana Maria Iorio Dias, Conceição de Maria Pinheiro Barros, Joelma Soares da Silva e Juliana Ladeira Santos
Capítulo 13– CRIANDO NEXOS: a política de formação de professores para a Educação Básica do Brasil e de Portugal – Merilande de Oliveira Soares Eloi e Rosangela Lima de Neves Rodrigues
Capítulo 14– GESTÃO DEMOCRÁTICA: conexões entre a escola, a comunidade e a mudança social – Sergio Hage Fialho
Site da Eduneb: http://eduneb.uneb.br
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br