O Projeto é intitulado “Fungos Micorrízicos Arbusculares como ferramenta biotecnológica para a remediação de áreas uraníferas na Serra Geral da Bahia”
Professor do IF Baiano Campus Santa Inês, Fábio Carvalho Nunes, desenvolve, junto com o pesquisador Lander de Jesus Alves da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o projeto de pesquisa intitulado “Fungos Micorrízicos Arbusculares como ferramenta biotecnológica para a remediação de áreas uraníferas na Serra Geral da Bahia”, o qual publicou em janeiro de 2018 pela editora Elsevier o livro “Bio-Geotechnologies for Mine Site Rehabilitation”.
O livro trata de abordagens biológicas, físicas, químicas e de engenharia para a recuperação de resíduos oriundos de diferentes tipos de áreas mineradas e conta também com a colaboração de pesquisadores da Índia, China, Tailândia, República Checa, Polônia, EUA, Reino Unido, Irlanda, Japão, Nigéria e Rússia: https://www.elsevier.com/books/bio-geotechnologies-for-mine-site-rehabilitation/prasad/978-0-12-812986-9
O projeto teve três subprojetos aprovados pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) (http://www.lnls.cnpem.br/). O LNLS é responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron (acelerador de partículas) da América Latina e possui dois grandes editais ao longo do ano. No último edital os pesquisadores aprovaram o subprojeto “Absorption and translocation of uranium in mycorrhizal corn (Zea mays L.) grown in hydroponic culture”, o qual será desenvolvido em junho deste ano.
A entrevista abaixo é uma produção do LNLS e explica, de forma simples, um pouco do Projeto e sua importância:
Vídeo disponível em: https://goo.gl/uELZm3
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br