Revistas científicas sobre poluição atmosférica são lançadas pelos alunos do curso de Licenciatura em Geografia
Atualizado em 2 de abril de 2012 às 8:39 horas | Publicado em 28 de março de 2012 às 16:58 horas

O professor de Climatologia, do curso de Licenciatura em Geografia, Marco Antonio Reis Rodrigues, em parceria com os estudantes do curso, criaram 06 revistas com temáticas sobre a poluição atmosférica (disponibilizadas nesta matéria). Os próprios alunos atuaram de forma autônoma em todo o processo, desde a pesquisa de fontes até a confecção final das revistas. Para conhecermos melhor este trabalho, conversamos com o professor, que nos explicou detalhes sobre este novo desafio dado aos alunos, terreno desconhecido para a maioria deles e também o objetivo das revistras:

Do que se trata esta revista?

R- Poluição Atmosférica: problemas ambientais na contemporaneidade. Uma das atividades avaliativas da disciplina Climatologia do curso de Licenciatura em Geografia do IF Baiano campus Santa Inês.

Qual a motivação para sua criação?

R- Trabalhar com os diversos conteúdos programáticos relacionados a Climatologia, privilegiando a pesquisa, a produção de texto, a entrevista, a reportagem e a criatividade através de um veículo que permita a promoção da cidadania, nesse caso a revista.

Quem são os envolvidos no processo?

R- Estudantes do primeiro semestre de Licenciatura em Geografia do IF Baiano campus Santa Inês.

Como foi o processo de criação, como cada aluno produziu o conteúdo?

R- A partir do bloco temático ”Poluição atmosférica: problemas ambientais na contemporaneidade” fazer o estudante refletir sobre a construção de uma revista/jornal como importante recurso didático na construção e consolidação de conhecimentos, habilidades e valores relativos à Geografia e a Climatologia. As equipes escolheram os conteúdos baseados no bloco temático.

Quanto tempo levou da idéia à finalização?

R- Inicialmente as equipes passaram a pesquisar/selecionar/criar os textos, reportagens e entrevistas, a seguir fizeram a revisão final e posteriormente organizaram a revista. Podemos afirmar que após a concepção da idéia passando pela arte final e chegando até a impressão da revista, as equipes levaram cerca de 45 dias.

Onde as matérias foram colhidas?

R- As equipes tiveram liberdade para recolher/escolher o conteúdo da revista, desde que os mesmos passassem por uma leitura, análise crítica e parecer do grupo. No entanto a internet, dissertações de mestrado e artigos foram as principais fontes de consulta.

Porque a criação dessa revista?

R- A construção de uma revista é um importante recurso didático e nesse caso um dos objetivos foi levar os estudantes a compreender a relacionar as ações antrópicas com a poluição atmosférica e a degradação ambiental, buscando educar, sensibilizar e conscientizar a respeito das responsabilidades humanas nos processos ambientais.

Porque a escolha desse meio (revista)?

R- A construção de uma revista é um importante recurso didático, pois além de uma atividade de construção coletiva, incentiva a pesquisa, permite consolidar o conhecimento além de sensibilizar e conscientizar a respeito dos problemas socioambientais, dentre outras coisas.

Confiram aqui as edições(em breve os outros trabalhos):

Mundo Geo

Sos Planeta

Aquecimento Global

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br